A voz de quem escreve

Minha cabeça quase sempre está fervilhando com ideias para histórias. Algumas vezes as personagens aparecem diante de mim com trilha sonora, os gestos bem medidos e uma longa e heroica jornada. Algumas personagens de fato existem, outras são criações da minha hiperativa imaginação. E ainda assim, é tão difícil colocá-las no papel. O motivo? Algumas vezes acredito que ainda não encontrei a MINHA voz na escrita. Não a voz da personagem. A voz da escritora.

Há quem diga que somos uma mistura do que lemos e, principalmente, do que amamos ler. Talvez em algum nível sim. O fato é que eu leio tantas mulheres inspiradoras por aqui: Lunna, Roseli Pedroso, Mariana Gouveia. As admiro imensamente com suas escritas profundas, poéticas e elegantes. E toda essa admiração não é suficiente para que eu adote o mesmo estilo. Da mesma forma, gosto do erotismo de Anais Nin, Melissa Panarelo. Da boca suja de Bukowiski. Do sexo quase explícito nos livros da Lena Valenti ou do jogo de submissão de Anne Cécile Declos em “A história de O.” E nada disso é suficiente para que eu diga: A partir de hoje, escreverei dessa forma.

Na verdade, gosto de leituras doces, densas, bem trabalhadas. Mas também amo aquele conto/romance que você consegue ler e entender com pressa, no ônibus ou na fila do supermercado, sem ter dificuldades de entender. E esse é o tipo de literatura que tenho tentado produzir: Algo que dê prazer e movimente a imaginação. Só preciso encontrar o meu ritmo próprio. Dar vida a tantas personagens e povoar minhas páginas em branco.

Esse post faz parte do BEDA. Conheçam também:

Lunna Guedes

Mariana Gouveia

Roseli Pedroso

Obdulio.

Denise Gals

Ale Helga

Claudia Leonardi

Suzana Martins

Carol Daixum

5 comentários sobre “A voz de quem escreve

  1. Oi, Bob
    Parece que você acabou de escrever a sua voz. Mas, em caso de dúvida, observe o que te atrai nestas leituras que citou. Que causas a movem, que cenários e ambientes a encaram, que época e suas características a seduzem. Agora poucos, você vai perceber sobre o que a deixa mais à vontade só escrever.
    Espero ter ajudado.
    Beijo, menina

    Curtido por 1 pessoa

    • Gostaria de poder juntar um pouco de cada coisa dessas leituras todas…rs… Cada uma me seduz de uma forma diferente. Até mesmo a ficção infanto-juvenil tem me atraído nos últimos tempos e repentinamente, me peguei rascunhando um conto que se passa na escola onde trabalho…

      Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário