Noites na Vila

Quem conheceu São Vicente (litoral de São Paulo) por volta do ano 2007 até 2012 deve ter ouvido falar muito do “Parque Cultural Vila de São Vicente” – Um espaço aconchegante localizado bem próximo da Igreja Matriz da cidade.

O local é uma réplica do que foi a primeira Vila de São Vicente, fundada pelos portugueses quando chegaram por essas terras. Tentou-se manter ao máximo a originalidade, por isso se você reparar bem, irá notar que até mesmo as telhas de barro parecem levemente disformes, pois foram telhas feitas artesanalmente “nas coxas” de pessoas escravizadas (essa lembrança é de péssimo gosto).

Todo o comércio do Parque levava o nome de figuras importantes na história da Cidade e, aos finais de semana havia cenas teatrais retratando momentos do dia a dia.

Trabalhei algum tempo na “Doceria Ana Pimentel” que servia doces típicos de Portugal, café, salgados, porções e, no inverno, caldos. Foi o uniforme de trabalho mais charmoso que já utilizei (um figurino que remetia às roupas portuguesas do século XV).

Aos finais de semana havia música ao vivo durante a noite e às segundas feiras, o pagode agitava o início da semana até as 22h. Foi um tempo muito bom.

Infelizmente, apesar de atrair turistas, ser uma opção de lazer com preços justos pra população vicentina e o ganha pão de comerciantes e músicos, em 2012 o espaço foi desocupado por ordem do novo prefeito (Luis Claudio Bili – PP) que reduziu a praticamente zero os investimentos em cultura e turismo.

Posteriormente o espaço foi reaberto, mas sem a Doceria, sem restaurantes e lojinhas. Apenas uma pracinha bonita onde funciona a feira orgânica da cidade e que eventualmente recebe um ou outro evento cultural (peças de teatro e bandas da região). Se você um dia vier passear em São Vicente, não deixe de dar uma passadinha por lá… E depois vá curtir uma noite no “O Condado” – Que será tema de outro post em breve!

Esse post faz parte do BEDA! Conheçam também:

Lunna Guedes

Claudia Leonardi

Obdulio

Denise Gals

Ale Helga

Roseli Pedroso

Mariana Gouveia

Suzana Martins

Carol Daixum

2 comentários sobre “Noites na Vila

Deixe um comentário