Agosto: Dias de luta, dias de glória.

Já dizia o saudoso Chorão: Histórias nossas histórias, dias de luta, dias de glória. Refrão que poderia muito bem definir o meu mês de Agosto. 

Há algum tempo venho tentando me preocupar com metas e produtividade, mas de uma forma que faça sentido pra mim. Decidi que precisava de novos hábitos e um pouco mais de disciplina. Não comentei nada sobre isso nas redes sociais por considerar que rotina é algo muito pessoal, porém como algumas vezes sou surpreendida com pedidos de postagens sobre o assunto, decidi escrever mensalmente um balanço aqui no blog . Não sei se vou ou não levar esse tipo de post para o Instagran pois sinto que por lá as pessoas gostam de vídeos e eu não curto gravar esse tipo de conteúdo. 

Como gosto de números ímpares, coloquei como metas pessoais para o mês de Agosto:

  • Fazer ao menos 3 microtarefas domésticas por dia
  • Ter três atitudes diárias de autocuidado 
  • Ter três atitudes diárias de cuidados com o planeta
  • Ler e estudar três coisas diferentes diariamente. 

Sobre as três microtarefas diárias, posso dizer que desempenhei bem: Ora adiantei uma louça do café da manhã, dobrei roupas sem deixar acumular (em casa, divido as tarefas com a minha mãe, mas tinha o péssimo hábito de dobrar/pendurar as roupas uma vez na semana), destralhei livros que já haviam sido lidos para levar em uma “Festa do Livro” e trocar por outros. 

As atitudes diárias de autocuidado foram mais difíceis. Beber água em jejum pela manhã já é um hábito incorporado, mas infelizmente me exercitar todos os dias pelo menos quinze minutos é algo que fiquei me devendo (saudades do trabalho remoto na pandemia, quando eu conseguia duas horas diárias de treino em casa). Exercício em Agosto só no Pole Dance e na Capoeira,ambas atividades que faço uma vez por semana. Na alimentação dei pequenas escorregadas e devorei ultraprocessados (dois ou três chocolates e certamente duas latinhas pequenas de refrigerante), pedi um sanduíche do subway e um bolo de pote que o pai de um amigo vende na escola. Ninguém é perfeito. 

As atitudes de cuidado com o planeta foram melhor sucedidas: Finalmente abandonei o desodorante aerosol e estou utilizando um sólido artesanal. Também estou utilizando coletor menstrual na maior parte do meu ciclo. Evitar os alimentos ultra processados, além de ser um cuidado com a saúde também é um cuidado com o planeta. Outra coisa bacana foi ter encontrado duas lojas de produtos à granel que aceitam que eu leve meus próprios potes para colocar os produtos, sem precisar utilizar saquinhos plásticos! Viva! Alías hoje mesmo tive reunião pedagógica avaliativa e como sempre levei meu próprio copo, pratinho e talher pro café da manhã coletivo. Bom exemplo é a melhor militância possível. 

No quesito de ler e estudar: Estou colocando a matéria da faculdade em dia (quem disse que EaD não tem muita matéria, mentiu ou não conhece a Univesp), além disso consegui estudar ao menos alguns minutos de inglês todos os dias. Mas falhei nas leituras. 

Em Agosto também aconteceu o BEDA e eu estou muito feliz pois consegui postar todos os dias, sem falhar, ainda que muitos posts sejam resultado de material que eu tinha guardado e ainda não havia postado. Foi muito bom poder reencontrar pessoas queridas e seus textos por aqui, relendo os blogs da Lunna Guedes, da Mariana Gouveia, Roseli Pedroso e Obdulio, vendo as dicas de leitura da Claudia Leonardi e da Ale Helga e conhecendo dois novos espaços que amei: Os blogs da Denise Gals e da Suzana Martins.  Vou tirar um ou dois dias de folga mas quero voltar a postar aqui com regularidade.

No trabalho, levei folhas para as crianças desenharem durante o recreio e atividades de lógica e matemática que alguns amaram (tudo reutilizando o verso de papéis usados). Infelizmente nem tudo são flores e eu estou na mesma contenda de sempre: Lutando para garantir o direito de recreação dos alunos, já que direção e funcionários tentam cercear esse espaço-momento alegando que é absurdo uma criança correr, gritar ou rir alto no recreio. 

Também assisti alguns filmes, mas esse tema é para outro post. 

E vocês? Como foi Agosto por aí? Me contem! 

Esse post faz parte do BEDA: Blog Every Day August

Sigam também:

Lunna Guedes

Claudia Leonardi

Obdulio

Mariana Gouveia

Roseli Pedroso

Denise Gals 

Suzana Martins

Ale Helga 

Carol Daixum

3 comentários sobre “Agosto: Dias de luta, dias de glória.

  1. Meu Deus, que fôlego! Eu, pelo contrário, deixo a vida me levar. Não que não tenha tópicos na minha agenda, sempre há, mas já passei desse estágio de ter que fazer coisas, a menos que sejam obrigatórias. Realmente, o mês de agosto foi bem animado, com projetos e novas amizades: agosto com gosto,
    Beijo, menina

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bob, obrigado pela leitura de meus posts, apesar de estar em dívida não apenas com você, mas com as demais participantes do BEDA no acompanhamento. Estava com textos a entregar para a Scenarium e bastante ocupado com as minhas atividades profissionais. Achei interessante a sua resolução. Eu mesmo, precisava voltar para a academia, como farei hoje, daqui a pouco. Bom dia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário