Dia NAcional da Bossa Nova

No dia 25 de Janeiro comemora-se o Dia Nacional da Bossa Nova. Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que surgiu no final da década de 1950, no Rio de Janeiro. É caracterizada por suas melodias suaves, voz baixa como um quase sussurro, predominancia de temas cotidianos e influências melódicas do Samba e do Jazz. Pode-se dizer que os pais deste novo ritmo foram Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes. 

O ritmo não ficou restrito ao Brasil: Espalhou-se pelo resto do mundo e ganhou popularidade especial nos Estados Unidos durante a década de 1960. 

A Bossa Nova ficou tão conhecida fora do Brasil que grandes nomes, como Frank Sinatra, gravaram faixas nesse estilo.

Embora não tenhamos nos dias atuais novos compositores dedicados ao estilo, é importante lembrar que as canções já existentes são imortais e merecem ser ouvidas com atenção e com o coração aberto. 

É óbvio que vivemos em outra época onde toda a idealização romântica da Bossa Nova talvez já não faça sentido – São os tempos da “fast-foda” e do desapego – Não estou aqui para julgar e dizer que a música dos anos 50 era melhor: Cultura não é só o que eu ou você gostamos e o funk, o sertanejo universitário, o piseiro, o bregafunk entre tantos ritmos são sim manifestações culturais do povo brasileiro e não é nenhuma vergonha admitirmos isso – Inclusive nada mais verdadeiro que um funk que nos diz:

“É som de preto, de favelado, mas quando toca, ninguém fica parado”  

Aliás, não é vergonha gostar de artistas tidos como ‘marginais’ ou ‘periféricos’. Vergonha mesmo é gostar apenas de um estilo dentre tantos que há no mundo, negando a oportunidade do conhecimento e prazer que a música pode proporcionar com suas letras e ritmos diversos – Sejam ritmos da moda ou não.

Então, me conta: O que você costuma ouvir? Já conhece e gosta de alguma canção do gênero Bossa Nova? Qual?

Esse post faz parte do BEDA

Obdulio

Claudia Leonardi

Mariana Gouveia

Lunna Guedes

Denise Gals

Roseli Pedroso

Carol Daixum

Suzana Martins

Ale Helga

5 comentários sobre “Dia NAcional da Bossa Nova

  1. Cara mia, existem novos compositores de Bossa nova e vários álbuns lançados no gênero no Brasil e fora. Marisa Monte gravou Portas inspirado em Tom Jobim durante a pandemia. Pèricles lançou Calendário (bossa nova de Rita Lee que misturou Bossa nova e Beatles num álbum maravilhoso, coisas do Roberto de Carvalho).
    A Bossa segue firme e forte em seus 65 anos de história. Ah, e os filhos do Caetano: Moreno, Zeca e Tom segue o ritmo Bossa em seus álbuns e Caetano tem feito duetos com eles nesse ritmo, que deu origem a MPB….
    Eu me apaixonei por Bossa na infância e considero o que de melhor há em estilo musical no Brasil, influenciando toda a música feita depois disso, seja qual for o gênero, como o funk que você citou. Se tem voz e violão no palco, tem Bossa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Interessante… Dei uma pesquisada pra escrever esse texto e não encontrei muitas referências a novos músicos que assumam o estilo para si, mas vou pesquisar todos os que você citou!

      Beijos!

      Curtir

  2. […] Tinha o peito rasgado a faca. A solidão estampada nos olhos em noite de lua uivava e alguém dizia – e criava as lendas dentro das madrugadas lentas, sem sereno.A espiral do medo nos corredores sem luz. É lua cheia! O calendário avisa que há dias em que é melhor ser apenas plateia. Hora de desvendar afetos. A rota lunar sempre é uma opção de fuga. De vez em quando eu atiro facas em mim mesma. As mãos trêmulas é quase um ocaso para o bordado que não faz mais. Era lindo o abraço do silêncio. No tarô, as mudanças lidas no búzio. A lua observada no mirante. Vasto o mundo que sonha com a vida vista de lá. Durante o dia disfarçou o pranto várias vezes. O monstro da esquina, o prêmio de literatura, o livro que nunca leu, a mão que nunca tocou… A mulher com o vidro na mão espalhava fragrâncias de lua pela rua enquanto no quintal, ela mergulhava nas sombras do muro.Mariana GouveiaEstamos em Agosto e por isso, temos BEDA.Participam comigo:Lunna Guedes – Obdúlio Nunes Ortega – Roseli Pedroso – Suzana Martins e Bob F […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário