Um peixe boi e uma playlist

Eu comecei a estudar canto em 2012 e parei oficialmente em 2020, na pandemia. Nunca fui uma aluna excelente, mas tive bons momentos. O que me espanta é que durante anos, com diversos professores e colegas, cantei errado uma música e ninguém percebeu. Vejam bem, não era um errinho bobo. Era um baita erro: Na “Canção do Pescador” há um trecho cuja letra diz “se Deus quiser quando eu voltar do mar, um peixe bom eu vou trazer”. Por algum motivo, eu entendia e cantava “um peixe boi eu vou trazer” – Ignorando completamente a partitura (Que certamente trazia a letra correta) e a lógica (peixe boi vive no rio. Quem traria um peixe boi do mar?), eu passei bons anos da minha vida cantando errado. Até me deparar com os alunos da escola que trabalho cantando essa música com o nome de “puxada de rede” em uma apresentação da capoeira e descobrir que a letra correta fala sobre “peixe bom”. Quem nunca errou a letra de uma música, atire a primeira pedra.

Música é um tema que amo e que há tempos não aparece aqui nas postagens do blog, por isso decidi compartilhar com vocês, além da história da música do peixe boi…digo, peixe bom, algumas músicas que já fazem parte do meu dia a dia e do meu coração: Músicas para jogar capoeira (sim, como vocês podem perceber, tem sido um hiperfoco desde que eu voltei a praticar). São músicas muito ricas do ponto de vista rítmico e cultural, o que faz com que sejam muito gostosas de ouvir, mesmo quando não se está praticando o esporte. Vou deixar aqui o link das minhas favoritas e o link da minha playlist completa (a playlist completa cresceu tanto que dificilmente eu escuto inteira no mesmo dia).

  1. Marinheiro só
  2. Sabiá cantou
  3. Linda capoeira
  4. Viva a capoeira
  5. Mundo enganador
  6. Puxada de rede
  7. A maré a maré
  8. Canto na Areia
  9. É no balanço do mar
  10. Adeus Besouro
  11. Axé
  12. Capoeira é minha alegria

Minha playlist completa

Esse post faz parte do BEDA (Blog Every Day April). Conheçam também os blogs de:

Lunna

Mariana

Obdulio

Roseli

Claudia

Deixe um comentário