Papo reto: Vamos falar sobre pink tax?

O papo de hoje é muito importante, especialmente para as mulheres. Vocês já perceberam que os produtos voltados diretamente ao consumo feminino são, em geral, mais caros que produtos semelhantes voltados para o público masculino? Do gilete ao sabonete, da roupa íntima aos acessórios, passando inclusive por itens de papelaria e brinquedos, as mulheres pagam mais caro. Esse “fenômeno” é conceituado política e economicamente como “pink tax” ou “imposto rosa”. Uma pesquisa da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), produtos femininos custam em média 12,3% a mais que os masculinos – Em alguns itens, como roupas, essa diferença pode chegar a mais de 20%. 

A absurda diferença de preços torna-se ainda mais repugnante quando se leva em conta outras situações sociais, como por exemplo a pressão estética no ambiente de trabalho: Mesmo recebendo salários menores que os masculinos, as mulheres acabam gastando mais do que os homens apenas para cumprir as exigências sociais relativas a aparência: Maquiagens e outros itens estéticos encarecem o dia a dia da mulher trabalhadora, aumentando o abismo social e econômico. 

O imposto rosa, se existisse na legislação brasileira, feriria preceitos constitucionais como a igualdade, prevista no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil e o princípio da isonomia tributária (todo contribuinte deve ter o tratamento igual), mas infelizmente sua existência extraoficial faz com que seus efeitos sejam sentidos sem que haja uma solução jurídica para fugir dele. Pode-se dizer que esse fenômeno político econômico é mais um monstro criado pelo “deus mercado” e pelo capital para manipular e achatar ainda mais a renda de uma camada específica da classe trabalhadora e, para lutar contra ele é preciso levar a informação adiante, questionar e, muitas vezes, repensar as supostas “necessidades” que nos são impostas. 

Contem pra mim: Como vocês escapam ou pretendem escapar da “pink tax” daqui por diante? 

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30 comentários sobre “Papo reto: Vamos falar sobre pink tax?

  1. Existem muitas explicações para isso. As mulheres consomem mais as tendências da moda e como adoram novidades, estão sempre dispostas a experimentar novos produtos, que por razões obvias, custam muito mais caro.

    No caso de produtos de beleza, o mercado para homens é algo recente. Até pouco tempo, os homens não podiam demonstrar vaidade. Fazer a unha? Nem pensar. Usar maquiagem? Oi? Portanto, é proposital os preços mais baixos para formar um público.

    E basta usar os produtos masculinos ou escapar do tal rosa. Eu me lembro que fui comprar um patins e por ser rosa era mais caro, o dobro do preço. E eu nem gostava de rosa. Fiquei com o preto e tive desconto no produto. rá

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    • Exatamente! Há vários motivos e muitos apelando para a “formação” das mulheres para a vaidade e etc. Por isso é importante perceber, questionar, pesquisar… Eu também muitas vezes opto por coisas “masculinas”: Calçados, roupas, giletes para depilação, perfumes. Quem faz questão do “feminino” que use, mas use sabendo que paga mais caro por um produto muito semelhante ao masculino 😉

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