10 fatos literários sobre mim- Blogagem coletiva

1 – Hábito de infância
A leitura fez parte da minha formação desde que me conheço por gente. Minha mãe me ensinou a ler em casa e aos 7 anos eu já tinha vários livros, com 8 comecei abandonar os livros cheios de figuras, buscando textos mais longos.

2 – Gibi? Não, obrigada!
Que me perdoem os fãs de revistas em quadrinhos, mas eu nunca curti a ideia de ler uma história com um monte de desenho e cores no meio. Não tinha e não tenho paciência. Tirinhas curtas e irônicas são uma exceção.

3 – Clássicos, clássicos e clássicos…
Acostumei desde cedo com a leitura de livros considerados clássicos. Acredito que mesmo sem encontrar o pleno sentido do que o autor/autora quis dizer, é importante que haja um esforço em torno da leitura desses livros, seja pelos enredos excelentes, seja pelo vocabulário rebuscado.

4 – … Mas nada contra os livros da moda
Crespusculo? Li. Cinquenta tons de cinza? Li. Harry Potter? Li. Pois é. O fato de amar livros mais rebuscados não me impede de gostar das últimas modinhas literárias. Dá para gostar dos clássicos e do último besteirol teen ou hot. O que não dá é pra ser chato e julgar a leitura do amiguinho.

5 – Não toque no meu livro!
Quer me irritar? É só pegar um livro meu e dobrar as páginas, amassar, ler com as mãos sujas… Sério! Livros merecem cuidados.

6 – Desapegos
Gosto de ter livros em casa, mas também curto desapegar de alguns exemplares – trocar, vender, doar. Só não faço mais ações do tipo “esqueça um livro” por temer que ele seja exposto a chuva ou a maldade humana.

7 – Pra todo lugar
Antes da pandemia eu sempre carregava um livro na bolsa. Sempre. Agora que tudo o que chega da rua precisa ser higienizado, esse hábito acabou perdido…

8 – Tradicional
Sei de todas as facilidades trazidas pelo e-book, mas sinceramente? Ainda prefiro os livros de papel.

9 – Três livros que eu gostaria de ter escrito
Como água para chocolate
Lira dos vinte anos
Amos e Masmorras

10 – Um livro que eu indicaria para quem está lendo
A bicicleta azul e os subsequentes.

6 comentários sobre “10 fatos literários sobre mim- Blogagem coletiva

  1. Lunna Guedes disse:

    Confesso que eu ri ao ler-te…
    Não tem perdão não ler gibi, almanaque. Considero isso um absurdo.
    Mas, mas fazer o que? Ninguém é perfeito! Rá.
    E também não curto clássicos e acho que ninguém deveria ser obrigado a ler, ainda mais na juventude. Só se perde leitores. Raramente alguém se salva com esses livros que não foram escritos para jovens. Engraçados que há tanto pudor hoje em dia e ninguém questiona um adolescente lendo Dom Casmurro, Vidas Secas e tantos outros. Vai entender.

    Curtido por 1 pessoa

    • Darlene R. disse:

      Eu era uma jovem atípica. Amava Machado, Alencar, Camilo Castelo Branco… Me enchiam os olhos as histórias de épocas onde os amores só podiam terminar em tragédias, as recepções nos salões e até mesmo uma sociedade com um verniz de perfeição que a nossa já nem tenta simular ♡. Já os gibis… Afff… cor demais, desenho demais, texto de menos…

      Curtir

  2. Viviane Almeida disse:

    Eu também tenho o hábito de ler desde criança, usava os livros para fugir da vida dificil tive e pegava vários livros considerados adultos na biblioteca da escola, como “A Moreninha” e “O Guarani” minhas histórias nacionais favoritas até hoje, como não tinha quadrinhos na escola não tive o hábito de lê-los.

    Outra coisa que temos em comum é o desapega com os livros, ano passado fiz várias doações para amigos e escolas, não tenho problema em emprestar livros para conhecidos e não faço questão de ter na estante histórias incríveis que não vou ler novamente, prefiro que elas vão para outras casas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s