O ano de 2020 se encarregou de sacudir os rumos do mundo, abalar sonhos, derrubar estruturas e tornar a vida mais difícil. Por aqui livros, escrita e culinária mantiveram algo de familiar nos dias de rotinas alteradas e medo. Durante o ano que se passou foram ao todo trinta livros lidos, sendo dezesseis nacionais. Esse número não conta os livros didáticos que sempre me acompanham como uma distração e uma forma de me manter preparada para concursos. Também participei de duas antologias (Amores Virtuais, Perigo Real e Quimeras de Natal: Sonhos no Gelo, ambas da Editora Quimera) e um livro coletivo – Feliz Ano Velho, da Editora Scenarium que foi lançado apenas em dois mil e vinte e um com uma tiragem limitada.
A maioria dos títulos lidos ano passado foram escolhidos através de sorteio, o que em alguns momentos me tirou da zona de conforto literária. Relembrando os títulos:
- Office Boy em Apuros – Bosco Brasil.
- Um tempo para você – Linda Roberts
- Memorial de Aires – Machado de Assis
- Clara dos Anjos – Lima Barreto
- Não leve a vida tão a sério – Hugh Prather
- Bagagem – Adélia Prado
- O chamado de Cthulhu e outtos contos – H.P Lovecraft
- Ópera do Malandro – Chico Buarque
- O pássaro pintado – Jerzy Kosinski
- Marília de Dirceu e Cartas Chilenas – Tomás Antonio Gonzaga
- Histórias Fantásticas – Vários autores
- Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand
- Dom Casmurro – Machado de Assis
- Noites na Taverna – Álvares de Azevedo
- A montanha e o Rio – Da Chen
- Antologia poética – Augusto dos Anjos
- Tire proveito dos seus impulsos – Pauline Wallin
- Felicidade – Gabriel Chalita
- Contos Reunidos; Brás, Bexiga e Barra Funda; Laranja da China e Outros Contos – Antonio Alcântara Machado
- Meus primeiros sonetos clássicos – Organização Alexandre Carvalho e Silvia J. Estevam
- Tia Julia e o escrevinhador – Mario Vargas Llosa
- O Guarani – José de Alencar
- Flores na Chuva e outros contos – Rosamond Pilcher
- Hilda Furacão – Roberto Drummond
- Fogo Morto – José Lins do Rego
- Corredores – Codinome Loucura – Marianna Gouveia
- Amores Virtuais, Perigo Real – Antologia organizada por Humberto Lima
- A metamorfose – Frans Kafka
- Treinando a emoção para ser feliz – Augusto Cury
- Ponte para Terabitia – Katherine Paterson
Alguns livros da lista eu já conhecia e fiz uma releitura, outros me tiraram da zona de conforto e o último livro me chocou tanto que ainda não tem sequer resenha escrita para falar sobre ele no blog.
E vocês? Quais livros leram em 2021?
Conheça também um pouco sobre o mundo literário de:
Viviane Almeida – Ale – Ana Claudia – Lunna Guedes – Obduliono – Roseli Pedroso
Nossa, Darlene! Que fôlego! Eu não cheguei a ler 10 livros. Fiquei preso a uma espécie de areia movediça mental. Sobrevivi a 2020 com alguns ferimentos, mas disposto a reverter a situação.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É estranho mas em geral eu me senti bem no isolamento… O tempo que economizei de ônibus (em média 3,5 a 4h diárias) me permitiu ler, fazer ginástica, dançar, escrever… Eu estaria plenamente feliz se não fosse as notícias sobre mortes e a impossibilidade de ver algumas pessoas… Mas já estou pensando em pesquisar uma carreira profissional onde eu possa trabalhar eternamente em home oficce hehhe
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Lunna Guedes — Roseli Pedroso — Mariana Gouveia — Suzana Martins —Darlene Regina […]
CurtirCurtido por 2 pessoas
Amei essa sua lista, quantas leituras incríveis! Uma que vi aí e gosto muito é A metamorfose, também me marcou quando li. Acho que o meu favorito de 2020 foi “De amor e de sombra”, da Isabel Allende. Não vejo a hora de ler outros livros da autora!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Isabel Allende é maravilhosa! Indico O caderno de Maya! Muito bom!
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom estar entre os livros lidos! Grata!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Está entre os lidos e entre os favoritos ♡
CurtirCurtido por 2 pessoas
querida ♡
CurtirCurtido por 2 pessoas
Como eu comentei em outros posts dessa blogagem coletiva, apesar do sufoco que foi 2020, foi um ano em que li bons livros e assisti boas séries e filmes. Li coisas que há tempos estavam na minha lista e reli alguns dos meus queridinhos. Gostei que a sua lista de livros lidos é bem diversificada. Esses dias eu percebi que eu quase não saio da minha zona de conforto literária, no sentido que quase sempre prefiro ler algo dentro dos meus gêneros preferidos, que só por isso já tem um probabilidade maior de eu gostar. E sempre que vejo alguém que lê livros dos mais diversos tipos e gêneros, me sinto inspirada a ser assim também.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quantas leituras interessantes você fez Darlene! Tenho que confessar que conheço pouquissimos livros e pesquisando as sinopses fiquei interessada em ler alguns deles. Eu sai bastante da minha zona de conforto ano passado e espero continuar fazendo muitas leituras diferentes esse ano.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quantas leituras interessantes você fez em 2020, parabéns! E o mais legal é que foram diversificadas, há aí livros para todos os gostos 🙂 Uma leitura que me marcou em 2020 foi O Caçador de Pipas, é uma narrativa forte que me emocionou bastante, recomendo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Caramba… Você leu MUITOS LIVROS no ano passado! Arrasou demais, nessa quantidade e por ter atingido esse número com super qualidade! Parabéns!
Memorial de Aires tá na minha lista desde adolescente e nunca consegui ler… Preciso corrigir isso! Já Dim Casmurro é um dos favoritos da vida…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Darlene! Tudo bem? 2020 foi um ano muito produtivo pra mim, sabe? Li muito e muito bem. Entretanto, em novembro, mais ou menos, eu já estava bem esgotada. Fui desacelerando e estou respeitando meus limites, voltando a ler devagar. Curtindo, sabe? Eu li uma média de 74 livros (se não me fale a memória). Esse ano eu quero mesmo é ler ainda melhor, focando ainda mais no que gosto.
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Darlene!
2020 li menos do que em 2019, mas, foi um ano literalmente satisfatório foram em torno de 50 livros. Esse ano quero ler autores de nacionalidades diferentes, então a meta não é necessariamente ler mais…
Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu preciso conseguir diversificar a nacionalidade dos autores que leio – Até pq tenho um passaporte de leitura que quero preencher!
Abraços
CurtirCurtir