Maratona de Maio, dia 05: Escolha um livro que se passa em um lugar que gostaria de conhecer.

Há, ao mesmo tempo vários países que eu gostaria de conhecer e uma imensa preguiça de sair do meu lugar para realizar tais viagens – Demandaria tempo, dinheiro e coragem pegar um avião, cruzar os ares e desembarcar na Itália ou Índia de Comer, Rezar, Amar, na França de Cartas de Amor de Paris ou na Rússia de Anna Karerina. Então, nessa postagem resolvi falar sobre um livro que se passa em um país que eu desejo conhecer e que é bem pertinho (Pelo menos fica no mesmo continente): Peru.

O livro “Tia Julia e o escrevinhador”, do peruano Mario Vargas Llosa, é um romance que mistura elementos de autobiografia e elementos de comédia. Preciso confessar que, apesar de gostar muito da escrita de Llosa, ainda não li – Aliás, talvez essa não-leitura seja justamente por apreciar a escrita do autor, afinal, esse ano me propus sair um pouco da zona de conforto lendo o que eu sorteasse e não o que fosse apenas da minha vontade (mesclar gêneros é preciso).

Como não tenho muito que falar sobre o livro, que está na minha estante aguardando a leitura, vou falar um pouco sobre o autor, baseado na biografia dele:

Mario Vargas Llosa nasceu no Peru em 1936, formou-se em jornalismo, é dramaturgo, ensaísta e crítico literário, um dos mais importantes escritores da atualidade, já viveu em Paris e lecionou em universidades norte-americanas e européias. Curiosamente, envolveu-se na política e foi candidato a presidência, perdendo a eleição para Alberto Fujimori. Destacam-se entre suas obras, além de  Tia Júlia e o escrevinhador, A guerra do fim do mundo, Elogio da Madrasta e As travessuras da menina má.

17 comentários sobre “Maratona de Maio, dia 05: Escolha um livro que se passa em um lugar que gostaria de conhecer.

  1. Pior que eu também sinto essa mesma preguiça kkkkkkkkkk, além que sou caseira mesmo. Mas claro que alguns livros despertam o interesse e a vontade de conhecer o lugar. Dois que eu gostaria de ir são Grécia e Itália.
    Adorei o post e o tema!

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu acho que vai ser uma leitura incrível quando você lê-lo, viu? O Llosa é um excelente escritor, indo além do que a maioria dos jornalistas consegue produzir numa escrita literária. Tem uma menina que eu conheço que tem um projeto de livros de países. Ela quer ler um autor de cada lugar, por que tu não segue essa linha?

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu sigo! Tenho o projeto “Passaporte da Leitura” aqui no blog, é que estou devagar pois nem tudo se encontra em bibliotecas e infelizmente não consigo ler no computador por muito tempo. O último livro que li pro projeto foi polonês, publiquei resenha no blog, inclusive.

      Curtir

  3. Ah, eu ando com preguiça de ir, mas acabo indo sempre. Não nos últimos três meses em que todas as viagens foram canceladas. Inclusive minha ida a Cuba. Queria muito voltar a Havana e rever certos cenários. Ver se alguma coisa mudou por lá ou se continua tudo como antes.

    Curtido por 1 pessoa

    • Cuba é um lugar que tenho muita vontade de conhecer, mas incrivelmente, não tenho em minha estante nenhum livro que se passe lá (O do Fidel eu não considerei pra este post, pois é uma coletânea de discursos)

      Curtir

  4. Olha que bacana, também tenho vontade de conhecer o Peru, assim como outros países do nosso continente como Argentina, Chile e Uruguai. Acho a cultura hispânica muito bonita e interessante, seria incrível passear por todos esses locais!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sou como você, tenho uma lista enorme de lugares que gostaria de conhecer mas a preguiça de viajar também reina por aqui. Mas de todos esses lugares, um eu realmente não posso morrer sem conhecer: Inglaterra. Sou apaixonada pela cultura e história inglesa. E nesse caso, não seria nada difícil encontrar um livro que se passa por lá na minha estante: logo de cara os (muitos) livros da Agatha Christie saltam aos olhos. Também gostaria de conhecer o Peru, especialmente por conta da cultura Inca. Na faculdade, uma amiga namorou um peruano e eles nos contava muitas histórias interessantes de lá.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oiii! Quanto tempo! E olhe, achei sua escolha bem adversa e rica, inclusive culturalmente falando! Sabe que seria um lugar que eu também passearia? Gosto de conhecer lugares assim. Creio que, pela biografia que vc expõe aqui, a obra seria bem interessante para eu ler.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s