O início do dia (Receita: Arepas)

“Em que momento um novo dia começa? Será que é quando o relógio marca zero hora? Ou quando os olhos se abrem e o corpo se estica em uma espreguiçada gostosa? Com raras exceções, meu dia só começa quando caminho tropega de sono até a cozinha, bebo água e começo os preparativos pro café da manhã, relembrando os sonhos da noite ou pensando nos sonhos que gostaria de ter sonhado, enquanto misturo 100gs.  de farinha de milho com um pouco de sal, azeite e 200 ml de água formando uma massa homogênea. O café no filtro de pano. A frigideira antiaderente untada com azeite e aquecida onde coloco discos feitos com a massa preparada. A água escorrendo pelo pó de café num som suave de gotejar, o aroma de café, aroma de memórias afetuosas. Viro os disquinhos que estão na frigideira, deixando o outro lado dourar. Numa caneca colorida, bastante café, forte e sem açúcar. No prato, os discos feitos de milho – ou arepas – como são chamados em vários países da América do Sul. Sei que há formas diferentes de fazer arepas, assim como há formas diferentes de começar o dia, ou sonhar  ou contar uma historia ou passar uma receita. E assim, pensando coisas leves inicio o meu dia, fugindo por breves momentos do caos que se abate sobre o mundo, das incertezas, dos afazeres e mergulhando por mais alguns minutinhos em aromas, sonhos, amor, lembranças e esperança.
E o seu dia? Como começa?”

24 comentários sobre “O início do dia (Receita: Arepas)

  1. Ana Claudia disse:

    Genteee! Super me identifiquei com o café, embora o faça na cafeteira (hahaha!)! Ahhhh, mas o aroma do café é algo imensurável aos seus amantes fiéis, não é verdade? Não conhecia as arepas, admito, mas meu dia também se inicia com muitas reflexões acerca das minhas vivências, das minhas intenções para aquele dia, até que começo a colocá-las em prática!
    Que texto gostoso, suave! Adorei! E quero mais! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lunna Guedes disse:

    Ah, minha cara… fiquei cá a tentar imaginar o meu dia a partir do seu e penso que começa no instante em que eu digo em voz alta e ouço a minha voz dizer “buongiorno”. Terei que escrever um post a partir do seu… com certeza é a melhor resposta que poderei lhe dar. Me aguarde…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Leitura Enigmática disse:

    Comigo é bem simples. Meu dia começa quando acordo de imediato. Mas ele se inicia com mais intensidade quando saio para trabalhar ou nos finais de semana o checar meus recados no email ou whats. Não gosto muito de agitação no início manhã, prefiro deixar mais pela metade, mas isso é quase sempre impossível. O importante estarmos bem.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Patricia Monteiro disse:

    O meu dia começa sempre com café, não vivo sem. E as leituras das notícias do dia. Os momentos da manhã são os mais tranquilos para mim durante o dia, faço questão que seja assim. Não conhecia as arepas, parecem ser gostosas e fáceis de fazer, combinam com o café da manhã 😊

    Curtido por 1 pessoa

    • Darlene R. disse:

      Menina, depois que comecei a comer arepas, consegui deixar um pouco o pão de lado – E as arepas ainda sustentam mais, demora pra sentir fome de novo heheh
      Leitura de notícias logo cedo é algo que não dá certo pra mim… Me distraio fácil ou acabo voltando a cochilar e perco a hora heheh
      Abraços!

      Curtir

  5. Letícia Guedes disse:

    Nunca tinha ouvido falar em arepa. Deve ser bem gostoso. Meu dia começa com uma generosa caneca de café com leite e muita, muita sonolência hahahaha. Muita paz, sonho e tranquilidade para nós nesses tempos. Abs ♥

    Curtido por 1 pessoa

  6. Juliana Sales disse:

    Adorei a forma como descreveu seu começo de dia e fiquei curiosa com essas arepas: nunca ouvi falar mas parece muito bom. E a receita é simples, então acho que até eu – que só frequento a cozinha para pegar a comida e lavar a louça – consigo fazer.
    O meu dia começa ao abrir os olhos, a cachorra pula na cama porque sabe que ao som do despertador a brincadeira está liberada, com devidos e necessários “bom dia”, mesmo que via whatsapp porque faço questão de acordar e falar com pessoas queridas, mesmo elas não estando perto.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Camille Pezzino disse:

    Como nem sempre acordo na mesma hora, não tenho uma rotina certa. Às vezes o meu dia começa de madrugada, às vezes de tarde kkkkkkk mas uma coisa que gosto sempre de fazer é pensar “o que quero cumprir hoje”. Sobre arepas, nunca comi. Mas a receita não parece difícil, vou testar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s