Boa noite leitores e leitoras! Hoje vamos iniciar mais um tema aqui no blog: Dicas para quem está estudando ou para quem gosta de manter a cabeça em dia, sem esquecer tudo ou quase tudo que passou anos aprendendo no colégio.
O tema da primeira postagem é Divisibilidade – Ou seja – Como saber se um número é divisível por outro gerando um resultado exato. Bacana né? Vamos lá:
Divisibilidade por 2: Essa é fácil! Um número é divisível por 2 quando é um número par.
Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3 quando a soma de seus algarismos produz como resultado um número múltiplo de 3. Exemplo: 36. 3 + 6= 9. Como 9 é múltiplo de 3, sabemos que 36 é divisível por 3.
Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4 quando os dois últimos algarismos formam um número divisível por 4. Exemplo:840. 40 é divisível por 4, portanto, 840 é divisível por 4.
Divisibilidade por 5: Um número é divisível por 5 quando termina em 0 ou 5. Fácil né?
Divisibilidade por 6: Um número é divisível por 6 quando é divisível por 2 e 3 ao mesmo tempo.
Divisibilidade por 7. Essa é mais difícil, mas vou tentar explicar, usando como exemplo o número 315:
1º passo. Separe a casa das unidades
31 – 5
2ºpasso: Multiplique o algarismo da direita (unidade que está separada) por 2 e subtraia o resultado do algarismo da esquerda:
5 x 2= 10
31 – 10 = 21. Se o resultado dessa operação for divisível por 7, então o número original também é! Ou seja, no exemplo o resultado foi 21 que é divisível por 7, portanto 315 é divisível por 7.
Divisibilidade por 8: Um número é divisível por 8 quando os três últimos números formam um número divisível por 8. Exemplo: 12.160. Observe os três últimos dígitos, 160, é divisível por 8,
Divisibilidade por 9: Um número é divisível por 9 quando a soma dos seus algarismos forma um número divisível por 9. Exemplo: 297. 2+9+7= 18. Como 18 é divisível por 9, 297 também é.
Divisibilidade por 10: Um número é divisível por 10 quando termina em 0. Fácil.
Divisibilidade por 11: Um número é divisível por 11 quando a diferença entre a soma dos algarismos de ordem par e a soma dos algarismos de ordem ímpar é divisível por 11.
Exemplo: 14.927
Soma dos algarismos de ordem par: 4 + 2 = 6
Soma dos algarismos de ordem ímpar: 1+ 9+ 7= 17
Diferença entre os resultados acima: 17-6= 11.
11 obviamente é divisível por 11, então 14927 é divisível por 11.
E aí, gostaram das dicas? Lembram de ter aprendido isso na escola?
(Texto adaptado do Manual Estudefácil –Concurso Oficial de promotoria/ Não tenho o ano pois as páginas estavam soltas aqui em casa)
Que legal fazer posts assim! Com certeza será uma grande ajuda para aqueles que ainda estão estudando.
Eu já passei meu tempo, mas adorei relembrar!!
bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelo excelente post, muito bem feito. Uma aula e tanto. É uma excelente dica não só para quem está prestes a fazer um concurso, mas para a moçada que está de recuperação esse ano, rsrs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei da iniciativa em ajudar as outras pessoas nos estudos! Fada sensata ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que se meus professores de matemática do ensino médio (eu tinha quatro) (sofro) tivessem me ensinado essa macete eu teria ido melhor nas provas na época hehe. Nunca fui boa em matemática, e agora, depois de quase três anos sem ver nada de matemática eu me tornei uma ignorante no assunto hehe. Parabéns pelo post ❤ certeza que vai ajudar muita gente!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Matemática é super divertido hehehe farei mais postagens assim!
CurtirCurtir