Bolo de saudades e especiarias

“Domingo de manhã, aquecido de Sol e saudade. Aquele desejo infinito de amanhecer dentro de um abraço com cheiro de café e olhos de mistério. Abro a geladeira. Tem maçãs, laranja, passas. Ralo duas maçãs, espremo uma laranja junto e coloco uma colher de chia. Deixo num canto. O aroma das frutas traz lembranças doces. Em uma xícara, coloco metade de passas brancas picadas, metade de água. Pego uma bacia e misturo 1 xícara de farinha de arroz, 1/2 xícara de farinha de aveia, 1 colher de sopa de linhaça, 4 colheres de xerem (castanha de caju triturada), 1/2 colher de sopa de canela, 1/3 de colher de cravo em pó, kummel (mas poderia ser erva doce) e gengibre ralado. Misturo bem e depois acrescento os ingredientes úmidos que já estavam preparados, 2 colheres de óleo (se tiver de Coco, melhor), e por último o fermento, misturando bem. Despejo em uma forma untada e levo pro forno pré-aquecido. A casa toda é tomada por esse aroma de amor – Afinal, cozinhar é a arte de transformar afetos e saudades em poesia, nutrindo corpo e alma. O bolo cresce enquanto escrevo – penso sobre o título da receita: Bolo de saudades com especiarias.
Prepare com amor e uma dose de sonho”

#comidavegana #veganfood #comidaafetiva
#improvisos #diáriosdapoetisa #300de365

17 comentários sobre “Bolo de saudades e especiarias

  1. Um prato sem sentimentos e amor jamais será saboroso. Culinária e o emocional precisam andar juntos e em harmonia, até mesmo se estivermos com raiva e a descontarmos em uma massa de pão ou pizza, elas ficarão muito saborosas tbm, pois quanto mais você socar a massa, mais leve ela fica. rsrs Aliás,esse bolo parece estar delicioso.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que delícia ler esse texto, nunca vi uma receita tão poética! Deu até vontade de tentar e olha que eu fujo da cozinha, não gosto e não sei cozinhar. Bolo? Só de caixinha! rs Mas acho mágico quem tem essa relação de amor com o ato de cozinhar, é algo que nunca aprendi, talvez na verdade nunca nem quis, porque minha mãe e minha vó também nunca gostaram muito de cozinhar. Aqui em casa eu fico com a limpeza da louça e está ótimo assim! rs E seu bolo parece que ficou ótimo!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Esse aroma de amor é tudo de bom!
    Eu adoro cozinhar e sempre pensei que colocamos muito de nossos sentimentos em cada preparo.
    Aprendi muito com minha vó e acho que isso contribuiu em muito por amar essa arte. Gostei muito do post e o bolo parece estar saboroso.

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ah, cozinhar é algo incrível… reunir ingredientes e esperar pelo resultado. Gosto de fins de tarde regados a combinações de poesia e bolo, por exemplo. Hoje, se pudesse e não estivesse tão quente, faria um bolo de baunilha e leria Baudelaire enquanto esperava. rs

    bacio cara mia

    Curtido por 1 pessoa

  5. Que delicia! Para ficar perfeito uma xícara de café e um bom livro!!! Alguns bolos também me trazem saudade…
    Saudade da vozinha e seu bolo de fubá!!! Fecho os olhos e a vejo sorrindo, com seu bolo imaculado me chamando a mesa…Seu post me trouxe ótimas lembranças…
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s