Passaporte da Leitura: Peru

Quem não sonha viajar o mundo? Muitas vezes esse sonho fica mais próximo se realizado de forma alternativa: Através de músicas, comidas típicas, filmes e livros – e essa é a proposta do projeto “Passaporte da Leitura” que hoje chega no seu quarto destino – conhecer o mundo através da leitura. Já passamos pelo México, África do Sul, Chile e hoje é dia de fazer uma rápida visita ao Peru! Vamos?

O livro escolhido foi Travessuras da menina-má do autor Mário Vargas Llosa.

Título: Travessuras da menina-má

Autor: Mario Vargas Llosa

País: Peru

Uma história de amor que começa na adolescência e percorre o tempo e o espaço em uma série de encontros, reencontros e abandonos que acompanham as personagens até o final da vida. O amor de Ricardito por Lily arrasta-se desde o colégio no Peru levando o leitor a uma maratona de surpresas e situações sensualmente tensas.
A variação do plano de fundo da narrativa que percorre o Peru, Paris, Londres, Japão, Cuba e Espanha – torna a leitura interessante, mostrando alguns recortes históricos e sociais da época, mas, principalmente servindo como base para que a história de amor seja também a história de vida das personagens, sem que, contudo a história de amor seja a única história da vida.
Infelizmente a sexualização da personagem é constante – mesmo durante a infância e, esta característica em alguns momentos esconde outras qualidades da personagem que é uma marcante, desinibida, uma daquelas mulheres que ocultam seus segredos e fraquezas em uma máscara de força, descaso e futilidade. O personagem Ricardo, por sua vez, é a perfeita descrição do jovem bonzinho, estudioso e sonhador que quando adulto realiza seu maior sonho: Viver em Paris.
A vida estabilizada de Ricardo será perturbada e arrastada a cada reencontro pelo turbilhão de seus sentimentos pela menina-má, como passa a chamar Lily.
É uma história de amor para adultos – despida de quase toda a dramaticidade romântica, repleta de reviravoltas, sexualização, introspecção, tensão e dramas.

Sobre o autor:

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu no Peru em 1936 e passou parte da infância na Bolívia. Aos 14 anos chegou a ingressar no Colégio Militar onde permaneceu interno por dois anos. Posteriormente formou-se em letras e direito. Aos 22 anos, já casado,obteve uma bolsa de estudos e cursou o doutorado em Filosofia e Letras na Universidade Complutense de Madri. Após isso foi viver alguns anos na França.  Politicamente o autor simpatizou com o socialismo por muitos anos, mas acabou candidato à presidência do país em 1990 por uma coligação político-partidária de direita, vencendo em primeiro turno e perdendo o segundo turno para Alberto Fujimori. Após a derrota nas eleições presidenciais, obteve cidadania espanhola e, posteriormente,  foi viver em Londres, retomando a literatura.Vargas Llosa tem uma ampla obra, recebeu vários prêmios literários, inclusive o prêmio Nobel de literatura.

Sobre o Peru

O Peru (capital Lima), oficialmente República do Peru, é um país latino-americano banhado pelo Oceano Pacífico e com relevo bastante variado – que vai de planícies áridas a picos nevados e florestas. Sua população, estimada em mais de 30 milhões de pessoas, é de origem multiétnica, sobrevivendo principalmente de atividades como a agricultura, a pesca e a exploração mineral, além da manufatura de produtos têxteis. Apesar de o idioma oficial ser o espanhol, idiomas típicos como o quíchua são muito utilizados.

Passaporte

Um comentário sobre “Passaporte da Leitura: Peru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s