Passaporte da Leitura: África do Sul

Em Fevereiro postei a resenha do primeiro livro do projeto “Passaporte da Leitura“, a obra Como água para chocolate, da autora mexicana Laura Esquivel. Viajando através da leitura, deixei o México para trás e desembarquei direto na África do Sul, país de origem do livro Desonra. A obra, um achado ocasional durante buscas por novos livros para ler, surpreendeu pela tensão e densidade que o autor conseguiu imprimir a uma história aparentemente comum. Não há romances, não há magia e a poesia passa relativamente e longe das páginas onde impera a linguagem dura e direta – quase tão dura e direta quanto a vida real.

Título: Desonra

Autor: J.M Coetzee

País: África do Sul

Uma leitura bruta, nua e crua – assim pode-se definir Desonra, obra do autor Sul-Africano J.M Coetzee.  

O livro conta a história de David Lurie, um professor universitário divorciado, de meia idade que se envolve com uma jovem aluna e acaba acusado de assédio.

A obra de Coetzee poderia inicialmente ser confundida com uma narrativa semelhante ao famoso romance Lolita, porém poucas páginas após o desfecho do envolvimento do professor Lurie com sua pupila, a história vai tomando um rumo mais introspectivo e sombrio, onde ele, sem perspectivas, decide passar um tempo no campo com a filha, encontrando toda a brutalidade do ambiente rural africano.

Vale ressaltar que a história se passa numa África do Sul pós-apartheid – fato pouco salientado durante a história, porém perceptível na tensão existente entre as personagens.

A leitura não é difícil em termos de vocabulário, porém o ritmo introspectivo e depressivo, ditados o tempo todo pelo personagem principal, e a ausência de ápices românticos ou felizes, para contrastar com o humor sombrio do professor Lurie, acabam fazendo com que o livro possa tornar-se um pouco cansativo em alguns momentos.

Sobre o autor:

J.M Coetzee nasceu na Cidade do Cabo em 1940. Bacharel em língua inglesa e em matemática, o autor chegou a trabalhar como programador de computadores. Recebeu vários prêmios literários, entre eles o prêmio Nobel de Literatura em 2003. Atualmente é professor na Universidade de Adelaide (Austrália). 

Sobre a África do Sul

A África do Sul ou República da Africa do Sul é um país localizado no Extremo Sul da África. O país possui três capitais: Pretória (capital executiva), Cidade do Cabo (Legislativa) e Bloemfontein (capital judiciária) e reconhece 11 idiomas oficiais, sendo os principais o africâner e o inglês sul-africano.

2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s