Mês passado eu falei um pouco sobre o Passaporte da Leitura e a ideia de iniciar um canal especialmente para falar sobre os livros que fosse lendo. Pois bem, o canal ainda não saiu do papel, mas as leituras já estão a todo vapor! Para quem não lembra, a proposta que me fiz depois de ganhar o Passaporte da Leitura foi a de ler um livro de cada país do mundo – ideia ousada, mas divertida! A primeira parada será no México, acompanhando o romance impossível de Pedro e Tita da obra Como água para chocolate, de Laura Esquivel. O livro foi indicado pelo querido amigo Carlos, o mesmo amigo que me presenteou com o Passaporte da Leitura. Tenho que dizer que foi uma indicação literária que me emocionou bastante, pois eu e a Tita temos algo muito íntimo em comum: O amor pela arte culinária.
Como água para Chocolate
Autora: Laura Esquivel
País: México
O amor entre Pedro e Tita poderia ser comparado ao amor impossível de Romeu e Julieta – Um amor que preenche a alma dos jovens enamorados com um brilho único e uma dor voraz, impedido não pelo ódio, mas por uma antiga tradição familiar.
Tita vem ao mundo antes do tempo – Nasce na cozinha, sobre a mesa onde sua mãe chorava cortando cebolas “bem fininhas”. E será a cozinha seu refúgio durante a vida. A ela cabe um destino solitário: Como filha caçula, deve cuidar de sua mãe até que ela morra – Com isso, está destinada a ver ser-lhe negado o direito ao amor e ao casamento. O que sua mãe não imaginaria é que Pedro, que ama Tita com fervor e devoção, seja capaz de sacrifícios extremos para ficar ao menos um pouco próximo de sua amada.
A obra de Laura Esquivel apresenta o amor verdadeiro e puro através de nuances poéticas, em uma escrita rica e repleta de emoção. Tita é uma personagem doce, encantadora e que amadurece de forma dura. Outro detalhe que torna o livro inesquecível: A história é contada sempre a partir de receitas mexicanas típicas da época retratada – Dá vontade de preparar cada uma das receitas e provar o sabor, os sorrisos e as lágrimas de Pedro e Tita.
Sobre a Autora:
Laura Esquivel nasceu na Cidade do México em 1950. Começou a escrever quando trabalhava como educadora, para suprir a falta de materiais didáticos para as crianças. Posteriormente estudou também cinema e elaborou roteiros. Influenciada pela Avó, matriarca tradicional que costumava reunir as mulheres da família na cozinha, Laura passou a acreditar que este seria o ambiente perfeito para a troca de ideias e confidências entre mulheres. Atualmente, Laura é Deputada em seu país.
Sobre o México:
O México ou Estados Unidos do México é um país localizado na América do Norte cujo território abrange uma área de 1 958 201 km2, abrigando cerca de 109,6 milhões de pessoas. A capital do país é a cidade do México. O país é uma república presidencialista que foi colônia espanhola, tendo declarado sua independência em 1810 e reconhecido como nação independente em 1821. Em relação ao idioma nacional há o Espanhol, além de 67 idiomas indígenas.
Olha só! adorei a ideia do passaporte! A gnt acaba lendo sempre os mesmo livros (eu sempre leio livros americanos ou ingleses e deixo até a literatura brasileira pra lá). Quero mudar isso!
Eu e meu namorado começamos um novo blog, se você quiser dar uma olhadinha, acessa o link http://www.imprecisao.com.br/, obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim! Infelizmente lemos sempre o que é mais comentado e acessível – ou seja – em geral os romances norte-americanos. Mudar os rumos literários é maravilhoso! Variar entre épocas e lugares distintos é uma experiência enriquecedora!
Vou visitar o novo blog, mas me prometa que não irá abandonar o teu atual! Adoro teus escritos!
Abraços e não esqueça de postar o seu passaporte da leitura caso faça um!
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Voltei com o Mire na Lua também hahha
CurtirCurtir
❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Fevereiro postei a resenha do primeiro livro do projeto “Passaporte da Leitura“, a obra Como água para chocolate, da autora mexicana Laura Esquivel. Viajando através da leitura, deixei o México para trás e […]
CurtirCurtir