20 músicas inspiradas em obras literárias

Estamos em Setembro – mês de entrada da primavera, mês de flores e calor voltando e, mês da nossa #PrimaveraLiterária (Conheça o projeto clicando aqui).  Então nada mais apropriado que falar muito de literatura aqui no blog.

Hoje eu separei uma playlist muito especial só com músicas inspiradas em poemas e livros, afinal, nossa #PrimaveraLiterária merece uma trilha sonora perfeita, não é verdade?

  • Amor pra recomeçar

A música eternizada na voz de Frejat foi inspirada no poema Desejo, de Vitor Hugo. A canção é, assim como o poema, uma expressão de desejos para a vida. Vale a pena ler e ouvir!

  • Monte Castelo

Renato Russo utilizou trechos do soneto 11 de Luís de Camões, juntamente com trechos bíblicos. É uma canção tocante.

  • Luzes

Arnaldo Antunes também transformou poesia em música – neste caso uma poesia de Paulo Leminski – Luzes. O ritmo da canção ficou bem interessante, instigante e gostoso de se ouvir!

  • Valsinha

Vinicius de Moraes escreveu em 1970 o poema valsinha, que foi logo adaptada por Chico Buarque, passando a fazer parte do repertório do artista.

  • Fanatismo

Fagner encarregou-se de transformar a poesia homônima de Florbela Espanca em uma canção romântica.

  • Funeral de um lavrador

Atire a primeira pedra quem não leu, amou ou odiou o poema Morte e Vida Severina nos tempos de colégio. A obra de João Cabral de Melo Neto foi inspiração para a canção Funeral de um lavrador, escrita por Chico Buarque um ano após o golpe militar

  • Medroso de Amor

O poema de Juvenal Galeano foi transformado em música pelo pianista Alberto Nepomuceno, ficando conhecida em 1968 na voz de Nara Leão.

8)Minha namorada

Outro poema de Vinicius de Moraes que tornou-se música.

9)The sound of silence

Paul Simon baseou a atmosfera pesada dos versos no recém lançado romance, Fahrenheit 451, do então jovem romancista  Ray Bradbury.

10) A revolta dos dândis

Humberto Gessinger (Engenheiros do Havaí) se inspirou no capítulo “A revolta dos dândis”, do escritor francês Albert Camus, para escrever a canção homônima.

11) The trooper

Quem disser que rock não é cultura só pode estar mentindo. Há várias canções famosas que foram inspiradas em obras literárias. The trooper, por exemplo, foi inspirada no poema The Charge of the Light Brigade, de Alfred, Lord Tennyson. Aviso que a letra é bem pesada, tensa mesmo.

12) Amor I Love You

Marisa Monte canta trechos do clássico “O Primo Basílio” nesta canção romântica e bastante conhecida!

13) Admirável chip novo

Quem gosta de literatura e distopia já consegue perceber que uma das músicas mais conhecidas da cantora Pitty foi inspirada no livro Admirável Mundo Novo, de Audous Huxley

14) Animals

Novamente o rock mostra que também é cultura! O disco Animals, da banda Pink Floyd, foi inspirado no clássico “A revolução dos bichos”, do escritor George Orwell.  O livro concentra-se no comunismo, já o álbum é uma crítica direta ao capitalismo.

Deixou aqui a música Dogs, mas vale a pena ouvir o álbum inteiro!

15) The phantom of the Opera

A banda Nightwish buscou referências no romance O fantasma da ópera, de Gastón Leroux.

16) O gondoleiro do amor

Castro Alves escreveu este belo poema, que faz parte do único livro que o autor pôde revisar em vida, Espumas Flutuantes. Anos depois ele ganhou uma versão musical bastante melodiosa. Deixarei aqui minha interpretação favorita, na voz de Dilermando Reis e Francisco Petrônio

17) The Death Of Manfred

Para os amantes de música instrumental, deixo esta obra prima de Luís de Freitas Branco , composta em 1906 inspirada na obra de Lord Byron (um dos meus poetas favoritos). Como se poderia esperar, a música tem tons sombrios!

18) My lost Lenore

A banda Tristânia se baseou no poema Lenore, de Edgar Allan Poe, para compor a canção My lost Lenore. O poema fala sobre a morte e casou muito bem com os acordes do rock/metal

19) The Raven

Outra canção inspirada em Edgar Allan Poe, desta vez de autoria da banda The Alan Parsons Project e com estilo Rock Progressivo.

20) Elvenpath

Como deixar de fora Nightwish e sua relação com J.R.R Tolkien, autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Elvenpath, cuja tradução é “A trilha Élfica” faz referências diretas ao universo de Tolkien.

Gostaram? Comentem o que acharam! E não se esqueçam de participar da Primavera Literária dia 23 de Setembro!

6 comentários sobre “20 músicas inspiradas em obras literárias

Deixe um comentário