Páscoa ou Ostara?

Sei que o tema é delicado e, de antemão já adianto que não tenho a intenção de ofender meus leitores e leitoras cristãos – Acredito que religião e crença são coisas extremamente íntimas e respeito muito cada uma delas. Entretanto, não poderia deixar de escrever este pequeno texto falando sobre o paganismo, afinal, mesmo afastada da Wicca há algum tempo, ainda trago no coração o chamado da Deusa.

Páscoa. Aquele dia gostoso, domingo festivo e cheio de chocolate. Para os cristãos, a comemoração da ressurreição de Cristo. Para o comércio, a chance de vender ovos, doces, pelúcias. E de onde surgiram esses símbolos afinal? Ovos? Coelhos?

Nos panteões de deidades anglo-saxãs e nórdicas, Eostre (ou Ostara) era tida como a deusa da fertilidade, do renascimento, e, durante a primavera, a essa deusa eram associados símbolos de fertilidade – como ovos coloridos e coelhos  Havia festividades em e, a Deusa acabou por dar seu nome ao Sabbat Pagão. É importante ressaltar que a festividade de Ostara é celebrada no final de março (durante a Primavera), no hemisfério Norte – Aqui no hemisfério Sul há quem siga a mesma data, e há quem comemore em Setembro (na nossa primavera). Aqui em casa, costumo comemorar em Setembro, mas confesso que não abro mão de aproveitar esse clima de gula, paz e amor que chega todos os anos durante a Páscoa – afinal, é sempre bom aproveitar as datas especiais, ir pra cozinha, fazer ovos, bombons, bolos e mimar muito as pessoas que amamos, não é? E em Setembro é só fazer de novo e está tudo certo!

Ah, e não vamos esquecer: Ovos de chocolate vegano, afinal, não vamos maltratar animais para celebrar nossas crenças!

Feliz Páscoa para quem é de Páscoa; Feliz Ostara para quem é de Ostara!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s