Sobre a ditadura da beleza vs liberdade e bem estar

Se você é mulher, sabe que a sociedade nos constrange o tempo todo a fazer coisas que muitas vezes não queremos fazer – muitas vezes parece que não somos donas dos nossos corpos. Usamos roupas desconfortáveis, justas, sapato de salto muito alto ou bico muito fino. E temos que sorrir. Sorrir sempre. O cabelo alinhado, a maquiagem perfeita. O seu mundo pode estar desmoronando, mas você precisa estar impecável. E então você olha para o lado e percebe que aquele teu amigo (que todas as meninas acham gato, perfeito, espetacular), só precisa tomar um banho, colocar um jeans confortável e uma camiseta e já está brilhando e fazendo sucesso nos passeios, baladas, no colégio, na faculdade, no role. Certo?  Só se você assumir pra si mesma que isso é certo!

Ano passado, em Setembro, fui assaltada quase na porta de casa – fiquei sem cartão de transporte, sem dinheiro, sem um tablet, sem a chave, sem documentos e, sem maquiagem! Toda a minha maquiagem estava na bolsa! Duas semanas depois, me sentindo nua e com a auto-estima no chão, decidi começar a pesquisar preços de maquiagem, mas já que desta vez eu teria que comprar (as que eu tinha fui acumulando por ganhar de presente em datas como Natal/Aniversário ou então havia comprado em lojas populares, daquelas bem simples mesmo), resolvi que iria comprar tudo de marcas veganas – nada de testes em animais! Nessa mesma época uma amiga me emprestou um livro sobre feminismo e eu me dei conta do quanto a sociedade se intromete no relacionamento entre a mulher e seu próprio corpo. E pensei: Eu preciso mesmo de maquiagem? A falta do cosmético está fazendo uma diferença real na minha vida? Não estava. Decidi aguardar mais um tempo e, em seguida, decidi que não compraria mais esse tipo de produto.

Depois de algumas semanas, acabei percebendo que, além de não me acrescentar nada, o uso de maquiagem é prejudicial ao meio ambiente – A fabricação e o transporte do cosmético e de suas embalagens com certeza consomem água, energia e de alguma forma, polui.  Eu sou mulher, luto pelo veganismo por amor aos animais, preocupo-me com o meio ambiente e, por isso tento antes de comprar qualquer coisa analisar os impactos disso na minha saúde e no meio ambiente através de algumas perguntas:

  1. A fabricação e transporte dessa mercadoria poluiu o meio ambiente? Causou danos? Testou em animais? (Infelizmente a maioria dos produtos tem sim como resposta)

      2. O consumo gera lixo desnecessariamente?

       3. O uso dessa mercadoria é indispensável e vai me trazer um benefício real?

        4. Essa mercadoria faz bem para a minha saúde?

 No caso da maquiagem, não há beneficio pra saúde, não há indispensabilidade no uso e há poluição e gasto de energia. Qual a razão para utilizarmos? Além de que, depois que inventaram filtros para fotos, quando dá vontade de estar com um rostinho diferente, é só dar uma alteradinha na foto! E assim lá se vão cinco meses praticamente sem utilizar maquiagem, nem esmalte! No inicio eu me sentia estranha, achava que meus amigos iriam notar e me achar menos bonita, que o universo iria entrar em um colapso estranho. Nada disso aconteceu! Estou aqui, recebo curtidas nas fotos do Facebook, meus amigos sequer notaram a ausência do cosmético. Eventualmente terei que utilizar, quando for fazer alguma figuração (coisa rara nos últimos anos), talvez ocorra aquela “recaída” vez ou outra (espero que não), mas ainda assim esses meses sem maquiagem tem sido uma experiência interessante, além de ter melhorado muito a minha pele.

E vocês, amigas leitoras? Já fizeram a experiência de abrir mão da maquiagem? É uma quebra de padrões saudável e estimulante.

8c30384417dde57d7cf8695858ee738ddd03ffca06edce2febc2794f3e7f87f2

Anúncios

12 comentários sobre “Sobre a ditadura da beleza vs liberdade e bem estar

  1. mariel disse:

    Bom, sou um homem. Jamais vou entender a ligação das mulheres com seus estojos. Mas o sistema entende. E usa esse conhecimento. Darlene, já disse que seu sorriso na foto é muito legal? Pois é. Viu? Nem notei a falta (ou presença) da maquiagem

    Curtido por 1 pessoa

  2. jomabastos disse:

    Quando uma mulher não usa maquiagem, afirmam que ela é desarranjada, demasiado simples, desengraçada, etc. Mas se a mulher adora se maquiar, alegam que ela não está natural, que certamente acoberta um rosto feio e apresenta-se muito artificial. Quem entenderá estes julgamentos? Muita gente, mas não eu certamente.
    Continue com seu belo sorriso para todo o mundo!
    Abração pra você.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Lunna Guedes disse:

    Eu nunca entendi a relação das mulheres com a maquiagem. Uso apenas batom porque meus lábios ressacam e eu detesto manteiga de cacau. Ao redor dos olhos tenho duas lindas olheiras que amo e não encubro. Minhas bochechas tem manchas, as famosas sardas porque sou branca (aff) e gosto delas. Quando tomo sol ou sinto calor, fico avermelhada… gosto de pele, e não me agrada cobrir com coisas que foram testadas em animais, embora digam que não. sei

    Enfim, sou cara limpa e gosto de assim ser.
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Darlene R. Faria disse:

      Eu até gosto da maquiagem, mas quando não é uma mera obrigação social sabe? “tem que se maquiar pra ficar bonita (como se sem maquiagem não fosse)… Acho legal usar quando criamos uma personagem numa peça de teatro ou filmagem por exemplo, e, espero que realmente não sejam testadas em animais 😦

      Beijos!

      Curtir

  4. Marcelo Raymundo disse:

    Ser mulher é um desafio tremendo! Não sei se conseguiria.
    Aconteceram fatos muito loucos nestes tempos que me chocaram bastante sobre o sentido de ser mulher. Não, eu não me transformei em mulher, mas minha filha sim e, de verdade, que porre! Muitas regras malucas, homens ridículos e propostas que mereciam um belo soco na fuça destes imbecis!!!
    E não sou apegado e nem cerco ela, apenas aconselho e dou minha opinião, mas, as vezes, até fico deprê! Mundo cão! :p

    Curtido por 1 pessoa

  5. TN disse:

    Isso! Acho que nós mulheres sofremos muito com essa (falsa) ideia de falta de escolhas que nos é passada desde do berço. Sempre há uma escolhas, faça a sua e seja muito feliz com ela. Beijos para vc também.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s