Sopa de letrinhas parte 2: Os melhores do Blog Devaneios e Poesias

Chegamos à penúltima lista deste ano: Os melhores textos no blog Devaneios e Poesias! Nesta listinha vou pedir uma participação especial de vocês: Eu vou fazer a listinha, como todas as outras, mas gostaria muito que vocês comentassem se concordam com os textos que selecionei e, principalmente, o que mais gostariam de ver no blog: Mais resenhas de livros? Mais devaneios? Mais poesias? Mais textos de opinião? O que vocês mais gostam quando acessam o meu cantinho?

1 – Um sonho,uma lembrança e outra carta que jamais será lida: Este texto foi escrito em 2013 e só este ano eu tomei a necessária coragem para publicá-lo. Sabe aquele texto que ainda consegue causar um nó na garganta, que te joga no túnel do tempo direto para a data em que foi escrito? Este texto é assim e por isso não poderia estar fora desta lista!

2-Livro do mês – Marília de Dirceu (Tomás Antonio Gonzaga). Gostei do livro e fiz a resenha. Não foi o livro que eu mais gostei este ano, mas foi uma resenha que achei especialmente boa, pois foi além da opinião sobre a obra e falou um pouco sobre o a vida do autor e o período em literário que classifica a obra. Preciso tentar fazer isso mais vezes quando falar sobre literatura.

3-Precisamos falar sobre Maconha – 2ª Marcha da Maconha da Baixada Santista: Esse texto foi especial por algumas razões – Me aventurei a escrever um estilo diferente, a embasar a necessidade de debater o assunto através de pesquisas, participei da marcha (com roupa estilizada e tudo, conforme podem ver nas fotos), obtive muitos comentários de amigos que leram e falaram comigo sobre o tema, enfim, foi um texto que dividiu águas este ano.

4- Até que o amor possa pulsar livremente (Sobre um texto não escrito para o dia dos namorados e a falta de sentido que toma conta do mundo): Esse é aquele texto que eu não gostaria que fosse necessário escrever. Um texto triste, um momento de indignação necessário. Na minha opinião, ficou bom, mas eu espero não precisar escrever sobre isso de novo, embora eu saiba que ainda serão necessários muitos textos, muitos debates, muitas manifestações e infelizmente muito sangue derramado para que casos assim passem a fazer parte de um passado vergonhoso. Seguirei sempre levantando a bandeira do arco-íris em meus textos e no dia a dia. Vamos adiante!

5- Playlist: Músicas que meus amigos me indicaram – Foi divertido escrever sobre as músicas que meus amigos me indicaram e em breve haverá mais uma postagem sobre o assunto! Música é algo que vibra dentro do meu coração, é o ar que eu respiro, por isso essa postagem, apesar de simples, está incluída na minha lista de melhores do ano.

6- Poesia para os camaradas do PSOL: Muitas vezes as pessoas comentam comigo coisas que não fazem sentido, alegam que minha alma artista seria infeliz envolvida na militância político-partidária e que eu deveria me afastar das lutas e do partido e me dedicar somente ao trabalho, estudos e literatura. Escrever poesias após reuniões do partido é a minha forma de mostrar que a militância não cala a poetisa que existe em mim. O mundo por vezes consegue calar, a militância não.

7 – Beltane ou Samhain: Um poema curto e simples sobre a minha festividade wiccana favorita. Estou afastada há anos dos círculos e celebrações. Sinto falta, mas não consigo incluir na minha vida neste momento, então, resta escrever sobre o assunto de vez em quando.

8 – Nossos sonhos não cabem em urnas (Ou um pequeno relato pessoal sobre as eleições de 2016): Este texto é um relato sobre a experiência que marcou boa parte do meu ano. Bastante pessoal, gostei de compartilhar com todos e todas que me acompanham.

9- Precisamos falar sobre censura e falsa moral: Este texto fala sobre a hipocrisia que se instala em nosso dia a dia tomando por base um fato bastante sério que ocorreu em Santos – Atores tiveram sua peça interrompida pela polícia de forma completamente descabida.

10 – Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro: Como eu poderia terminar essa lista sem falar de uma receita que foi postada no blog após ser exaustivamente testada e devorada aqui em casa?

Estes foram meus dez textos favoritos de 2016. Agora aguardo a participação de vocês com sugestões sobre o que mais gostariam de ver por aqui!

Abraços!

the_book_of_secrets-wallpaper-1366x768

 

Deixe um comentário

