Queijo de Grão de Bico

Ingredientes:

3 xícaras de grão de bico cru
Temperos a gosto.

Modo de Preparo:

Deixar o grão de bico de molho por pelo menos oito horas. Escorrer. O grão de bico dobra de volume depois de hidratado, por isso não vai dar para bater tudo de uma só vez então é importante ir colocando de pouco em pouco – geralmente dá para bater duas xícaras do grão hidratado com 4 de água. Coe em peneira bem fina e guarde o resíduo. É importante sempre manter a proporção de colocar 2 xícaras de água para cada xícara de grão. Depois de bater tudo, leve o leite de grão de bico ao fogo em uma panela com os temperos que você escolheu e vá mexendo até ficar um mingau bem firme. Desligue o fogo e coloque o mingau em uma vasilha (preferencialmente de vidro) úmida. Deixe esfriar e leve à geladeira. Depois de bem gelado você pode utilizar.

Observações importantes:

1 – Já fiz duas versões desse queijo: A primeira temperada apenas com sal e curry e a segunda eu cozinhei com alguns tomates secos e orégano. Até agora não entendi o motivo pelo qual o primeiro que fiz (com curry e sal) juntou muita água, o outro, com tomate seco, não juntou quase nada de água, então é bom estar sempre observando e drenando a água quando ele estiver na geladeira.

2- Eu pessoalmente não gostei de comer ele ¨cru¨, mas achei super saboroso para colocar em bruschettas, pizzas, queijo quente feito na sanduicheira. Ele não derrete e repuxa como um queijo a base de leite faria, porém fica sequinho com o meio cremoso.

3- E por falar em tomates secos, fica uma dica: Olhem sempre a validade das coisas no mercado! Eu estava passando pelo supermercado esses dias e vi um vidro pequeno de tomate seco vencido na prateleira, e levei para casa sem pagar nada. Porque? Quando você encontrar um produto vencido no supermercado, a lei garante que você leve outro igual sem pagar absolutamente nada! Essa é a chamada medida compensatória, que está em vigor no Estado de São Paulo desde 2011. Ou seja: Eu não ia experimentar esse queijo com tomate seco se não tivesse tido a sorte de encontrar um vidro vencido no meio das latas de milho, então, observem bem o que estão levando para casa! (ok, isso não faz parte da receita, mas é uma dica de cidadania e direito do consumidor).

4- Esse queijo rende muito, então se você preferir, diminua a quantidade de grão de bico. O importante é sempre manter aquela proporção: para cada xícara de grão hidratado, utilize duas de água.

4- Uma receita extra: Sabe aquele resíduo do grão de bico que ficou na peneira? Você pode misturar com 1 e 3/4 xícaras de farinha de arroz, azeite, sal e temperos, e fermento em pó e colocar numa assadeira e cobrir com recheio a seu gosto (eu usei milho refogado e brócolis refogado) e levar ao forno. Fica um bolo salgado delicioso. Se não tiver a farinha de arroz a massa irá render menos mas também fica uma delícia!

 

Anúncios

3 comentários sobre “Queijo de Grão de Bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s