O livro “Os Sertões” foi a obra escolhida para a resenha do mês de Julho/2015. Suas 660 páginas me tomaram os meses de Julho até agora, quase final de fevereiro! O autor descreve minunciosamente as condições geográficas e depois adentra num relato sobre a Guerra de Canudos, que ocorreu no interior da Bahia entre 1896 e 1897. A leitura se torna cansativa pelo excesso de descrições e pela linguagem utilizada: Antiga e muito técnica em vários trechos. É inegável o valor histórico da obra na literatura brasileira, porém eu jamais indicaria Os Sertões a qualquer jovem que esteja tomando contato pela primeira vez com nossos grandes escritores (exceto se o leitor em questão gostar muito de geografia e história).
A leitura não foi uma decepção literária – meu professor da época de colégio já havia me avisado o quão cansativa seria ler Euclides da Cunha (eu é que não dei muitos créditos) e, como eu sempre digo, leitura é questão de gosto, portanto, leiam! Mesmo sendo a presente resenha um grande desabafo sobre o quanto estou exausta pela leitura e atrasada para a resenha de fevereiro, não deixem de ler apenas devido às opiniões negativas relativas ao livro.
E você? Já leu a obra em comento? O que achou?
Eu não tinha muita vontade de ler… e, se ainda havia alguma dúvida, acho que sua descrição fez com que eu definitivamente abandone a ideia…
Há livros demais na minha lista e parece que não terei tempo de ler todos…
Beijo e um lindo dia!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é… Há tantos e tantos livros e às vezes acontece de errarmos na escolha… Uma pena… Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Silvia, Acabei de responder a TAG que você me indicou há uns meses, mas, por algum motivo, não consigo comentar na tua postagem para avisar 😦
Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acabei de ler sua publicação… Achei ótima!
Comentarei com calma amanhã!
Beijo grande!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Darlene.
Li esse livro na época da escola, mas apesar de ter sido indicação da professora não era leitura obrigatória. Fiquei grata a professora por isso, por não ser obrigatório, porque confesso que não consegui chegar ao final.
Concordo com a sua opinião em relação à escrita, é bastante cansativa.
Um beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Na época em que estava no colegial, o professor foi veemente em não indicar a leitura, avisando tratar-se de um livro “chato”. Queria poder encontrá-lo agora e dizer ¨professor, você tinha razão” kkk
Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa