Livro do mês – Os Sertões (Euclides da Cunha)

O livro “Os Sertões” foi a obra escolhida para a resenha do mês de Julho/2015. Suas 660 páginas me tomaram os meses de Julho até agora, quase final de fevereiro! O autor descreve minunciosamente as condições geográficas e depois adentra num relato sobre a Guerra de Canudos, que ocorreu no interior da Bahia entre 1896 e 1897. A leitura se torna cansativa pelo excesso de descrições e pela linguagem utilizada: Antiga e muito técnica em vários trechos. É inegável o valor histórico da obra na literatura brasileira, porém eu jamais indicaria Os Sertões a qualquer jovem que esteja tomando contato pela primeira vez com nossos grandes escritores (exceto se o leitor em questão gostar muito de geografia e história).

A leitura não foi uma decepção literária – meu professor da época de colégio já havia me avisado o quão cansativa seria ler Euclides da Cunha (eu é que não dei muitos créditos) e, como eu sempre digo, leitura é questão de gosto, portanto, leiam! Mesmo sendo a presente resenha um grande desabafo sobre o quanto estou exausta pela leitura e atrasada para a resenha de fevereiro, não deixem de ler apenas devido às opiniões negativas relativas ao livro.

E você? Já leu a obra em comento? O que achou?

Anúncios

6 comentários sobre “Livro do mês – Os Sertões (Euclides da Cunha)

  1. vivianeksousa disse:

    Oi Darlene.
    Li esse livro na época da escola, mas apesar de ter sido indicação da professora não era leitura obrigatória. Fiquei grata a professora por isso, por não ser obrigatório, porque confesso que não consegui chegar ao final.
    Concordo com a sua opinião em relação à escrita, é bastante cansativa.

    Um beijo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s