Aos mestres…

               Hoje é o dia daquele profissional que acompanha a criança desde uma idade muito tenra até a vida adulta e, muitas vezes, através mesmo da idade já considerada madura. Dia daquele profissional que muitas vezes deixa sua prole em casa para se dedicar a ensinar aos filhos de outrem muito do que eles irão necessitar ao longo desta longa viagem que chamamos vida.  Certamente a importância de um professor vai muito além da disciplina ministrada em sala de aula. Uma vídeo-aula ou um livro didático explicado passo a passo são capazes de ensinar um conteúdo a quem se dispõe a aprender, mas somente um mestre dedicado e atencioso é capaz de mostrar a seus pupilos a importância do saber. Um verdadeiro mestre mostra que alunos não são prisioneiros das disciplinas, mostra que o conhecimento é a chave que abrirá portas para outras estradas pois o conhecimento não é prisão, é liberdade e isso, na grande maioria das vezes, não se aprende através das páginas dos livros ou das telas dos computadores e televisões. Somente um verdadeiro mestre consegue entender que há dificuldades a serem contornadas e que vale a pena segurar as mãos de cada pupilo para que ele aprenda a vencer tais barreiras.                                                                                                                                                            Já imaginou como seria o mundo sem professores? Possivelmente eu não estaria aqui em frente a um computador escrevendo este texto, sabe por quê? Porque provavelmente não existiriam computadores! Sem professores, o conhecimento ainda seria transmitido de pai pra filho, de avô para neto, seria somente o necessário à sobrevivência cotidiana! Já pensou nisso? Quantos e quantos inventos teriam deixado de existir se professores não houvessem alfabetizado e incentivado crianças a descobrirem seus próprios interesses dentro de uma enorme gama de conhecimentos? Já parou para pensar em quantas vidas mudam a cada dia quando um professor coloca os pés na sala de aula e ensina algo novo a uma criança, jovem ou adulto?

           Por serem seres tão especiais e repletos de luz, desejo a todos os professores  e aos que ainda trilham os caminhos em direção a este tão nobre ofício todas as alegrias de um porvir repleto de paz, carinho, sucesso e  reconhecimento. Que saibam que sua missão neste mundo é arrancar o espírito humano da trevosa existência em que se encontra enquanto não se abre ao conhecimento. Sim, queridos mestres, lembrem-se sempre de que muitas vezes não são os que lhes procuram os que mais necessitam de atenção, e sim os que mais procuram lhe escapar, evitar ou fugir. Continuem sempre sendo um candeeiro de luz ao final do túnel. Continuem sendo portadores das chaves para um mundo melhor! Lembrem-se: Todos nós precisamos e precisaremos sempre de vocês!

            Um enorme e carinhoso abraço à todos os professores deste mundo, e, em especial, aos meus mestres sempre queridos de ontem, de hoje e de sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s