Resenha do livro: Personas Sexuais (Camille Paglia)

Personas Sexuais é o livro indicado como leitura do mês de junho na minha lista literária de 2015 – como podem ver, estou bastante atrasada na minha lista mínima de leituras deste ano, a despeito de ter lido neste lapso de tempo alguns outros livros… Seja como for, aí vai um pequeno comentário sobre a obra!

A autora descortina a história da arte de forma que pode parecer inusitada: Ela analisa a história da arte num conjunto com a história da civilização humana e, principalmente, da sexualidade humana. Para Camille a própria anatomia sexual revela a tendência do homem para atingir um objetivo, um ponto, uma arte esteticamente bela e organizada, uma vez que o órgão sexual masculino é comparável a uma seta que indica, busca caminhos. Em contrapartida, o feminino é o misterioso, o selvagem, o oculto – a força desconhecida da mãe terra – e por isso não gera objetivos e sim energia primordial que não levaria a uma evolução sem presença do masculino. A opinião da autora pode, a princípio, parecer machista ou sexista, porém, excluindo-se este fato, a leitura torna-se bem interessante.

Num todo o livro é interessante, porém eu não o indicaria a pessoas que não possuam uma grande curiosidade acerca da história da arte. Também cabe salientar que de quase nada adianta ler a obra sem um prévio conhecimento sobre o tema, uma vez que a autora cita como exemplos não apenas diversas obras literárias e autores, como também esculturas e pinturas – confesso, aliás, que várias vezes no decorrer da leitura fez-se necessário parar acessar a internet e pesquisar sobre o pintor, escultor ou escritor citado, uma vez que apesar de apreciar muito a literatura, tenho pouco conhecimento acerca da história da arte.

Anúncios

9 comentários sobre “Resenha do livro: Personas Sexuais (Camille Paglia)

  1. M.Raydo disse:

    Olá! Tudo bem?!
    Eu te indiquei em uma TAG no meu Blog: Bloggers Recognition Award! Que o Lucas Palhão, do Blog do Palhão e a Sílvia do Reflexões e Angústias me indicaram. Lembrei de vc pq curto seu Blog e seus textos! Se achar que não combina com seu Blog, não se preocupe, já fico muito feliz em te indicar e mostrar para as pessoas que seguem meu Blog, seus textos e ideias! Até! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. CARLOS SERGIO AGOSTINHO disse:

    Olá! Pretendo começar a ler Camille Paglia, entretanto não tenho idéia por qual livro devo começar. A dica acima foi importante para mim, pois já exclui este livro já que não me interesso neste momento pela história da arte. Pergunto: por qual livro devo começar para entender a visão da Camille acerca da relação homem e mulher? Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s