Tag: Os 10 melhores livros

Boa noite!

Fui convidada pelo blog Eurico Gomes a participar da Tag “Os 10 melhores livros”. Fiquei feliz pois foi a primeira Tag em que meu blog foi marcado! As regras são bem simples: Primeiro você faz uma lista com os 10 melhores livros da tua vida, depois indica quatro blogs para fazer o mesmo.

Minha lista:

1) Dom Casmurro – Machado de Assis.

Foi o primeiro “livro de adulto” que eu li, ainda na 3ª série do ensino fundamental e me fez apaixonar pela literatura brasileira. Gostei tanto que antes de chegar à sexta série eu já havia lido quase toda a obra machadiana.

2) Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco

Sabe o livro que te faz chorar pela primeira vez? Inesquecível a sensação de sentir os olhos se encherem de lágrimas com a dor dos pobres Simão e Teresa.

3) O mundo de Sofia – Jostein Gaarder.

O mundo de Sofia me fez despertar para a filosofia. É um romance incrível e super didático, daqueles que vale re-ler depois de um tempo.

4) O Anticristo – Friedrich Nietzche.

Uma vez me disseram que eu não deveria ler Nietzche por ser “pessimista, ateu e doentio”. Foi o mesmo que me falar :”corra e leia, você não sabe o que está perdendo”. Gostei muito das posições do autor em relação a vida e as crenças humanas.

5) Os sofrimentos do jovem Werther – Goethe

Livros antigos geralmente me atraem, os que pertencem a segunda geração do romantismo em especial me encantam. Simplesmente acho o livro perfeito.

6) A lira dos vinte anos – Álvares de Azevedo

Confesso que demorei para me interessar por poesia, porém, após ler A Lira dos Vinte anos, mudei de opinião e passei a amar o gênero, principalmente as mais tristes e densas.

7) O amante de Lady Chatterley – D.H Lawrence

É uma obra prima da literatura erótica que me fez perceber que a sexualidade pode ser bem explorada em palavras. Não é um livro que eu deseje re-ler, porém é sem dúvida uma obra que me fez quebrar paradigmas e entender que eu poderia se quisesse, descrever cenas intimas sem que por isso o texto se tornasse vulgar.

8) As ligações perigosas – Chordelos de Laclos

Um delicioso romance epistolar e um retrato sombrio da índole humana.

9) O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde

Outro livro que é ao mesmo tempo um retrato da índole humana e um convite a reflexão: O que você faria se pudesse fazer qualquer coisa que quisesse sem consequências?

10) O diário roubado – Règine Deforges

Foi o primeiro romance gay que eu li e influenciou bastante o meu inicio na escrita. Eu devia ter uns 13/14 anos quando li “O diário roubado” e como a personagem tem uma idade semelhante e escreve um diário, eu, tendo me identificado com ela pela idade e pela simplicidade da escrita, comecei a escrever pequenos textos também.

Indico para essa tag os blogs:

Banalidades Cotidianas

Coletânea de Giz

Sentimentos de um garoto

Livros com pipoca

Bom, é isso, minha lista de livros, os blogs que marquei… Espero que gostem!

10 comentários sobre “Tag: Os 10 melhores livros

Deixe um comentário

