Resenha do livro “Flor de Sangue”

Antonio Valentim da Costa Magalhães foi um autor brasileiro nascido em 1859 e falecido em 1903 no Rio de Janeiro. Formou-se em direito em 1881, mas jamais abandonou as letras, escrevendo romances, poesias, contos, teatro além de colaborar em jornais.

O romance “Flor de Sangue”, publicado em 1897, traça a história de Fernando, de sua esposa Corina e de seu melhor amigo, o médico Paulino. Ao descortinar para o leitor nuances de uma época tão distante abre-se espaço para a imaginação, mas também para conclusões precipitadas – mais de uma vez o autor dá a entender que a mulher é moralmente mais frágil e menos capaz que o homem – Infelizmente tal era a idéia daquela época.

O romance trata do triangulo amoroso: Paulino não é apenas o melhor amigo de Fernando – É seu protegido, quase um filho, tanto que, após terminar a temporada de estudos na Europa, vai residir com Fernando e Corina. Ele se apaixona por Corina, fazendo de tudo para resistir a esse sentimento. Corina, por sua vez, influenciada por sua amiga Santinha, bem como devido à educação pouco sólida que recebera de sua madrinha Chiquita Peres, que a criou, faz de tudo para conseguir conquistar Paulino. Uma vez satisfeita, ela recusa a proposta do amante de fugirem. Tal recusa faz com que Paulino perceba que ela jamais o amou. Do desenlace nefasto deste arranjo, decorrem outras conseqüências.

Não é um livro que faça por onde surpreender o leitor, mas ao mesmo tempo vale a leitura – Sua estrutura é bem escrita, agradável e o vocabulário rebuscado encanta os apreciadores de uma boa leitura. Ademais, é um livro curto, de apenas 200 páginas.

Para quem gosta de ler em PDF: Flor de Sangue, Valentim Magalhães

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha do livro “Flor de Sangue”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s