Tofu

Ingredientes:

1 kg de soja
1/2 xícara de vinagre
1 limão

Utensílios:

3 panos limpos e sem cheiro de sabão/amaciante
Uma peneira/escorredor de macarrão

Preparo:

Leite de soja: Coloque a soja de molho por umas 8 horas. Lave bem e tire toda a casca com o auxílio de um pano ou manualmente esfregando os grãos entre as mãos e separando a casquinha. Lave bem os grãos e bata no liquidificador na proporção de dois copos de água para um de soja.
Utilizando uma peneira ou escorredor de macarrão forrado com um pano, vá coando o leite de soja aos poucos, espremendo bem no pano e descartando o resíduo.
Após coar todo o leite, retire com uma colher a espuma que se formou. Leve a uma panela e deixe ferver (só um ou dois minutos após entrar em ebulição). Desligue o fogo e espere começar a esfriar (o leite deve estar por volta de 80 graus, então não é necessário esperar esfriar por muito tempo). Coloque o vinagre, mexendo levemente. Em seguida coloque o limão. O leite começará a coagular. Deixe em repouso por uns 15 minutos.
Forre um escorredor de macarrão ou peneira com um pano. Com uma escumadeira, vá retirando a parte coagulada e coloque na peneira. Feche com as beiradas do pano e coloque um peso (pode ser um prato pequeno). Deixe algumas horas até escorrer todo o soro. Desenforme num prato.
Dura por cinco dias na geladeira.

CAM01188

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7 comentários sobre “Tofu

    • Darlene R. Faria disse:

      Se você tiver uma frigideira de tefal boa, você pode aquecê-la (sem óleo mesmo) e dourar as fatias de tofu de um lado e de outro e, quando retirar, colocar um pouco de shoyu. Fica ótimo com saladas como fonte de proteína! Pode ser amassado com azeitonas e ervas como se fosse ricota para comer com saladas ou com pão. Se não puder comer nada que aumente a pressão (o shoyu tem muito sódio), pode aquecer na frigideira e depois temperar com limão, orégano e azeite e, neste caso, o limão ainda tem a vantagem de ter ph ácido, que ajuda o organismo a assimilar o ferro presente na soja!.
      Abraços e espero ter ajudado!

      Curtido por 1 pessoa

    • Darlene R. Faria disse:

      Se você tiver uma frigideira de tefal boa, você pode aquecê-la (sem óleo mesmo) e dourar as fatias de tofu de um lado e de outro e, quando retirar,
      colocar um pouco de shoyu. Fica ótimo com saladas como fonte de proteína! Pode ser amassado com azeitonas e ervas como se fosse ricota para comer com saladas ou com pão. Se não puder comer nada que aumente a pressão (o shoyu tem muito sódio), pode aquecer na frigideira e depois temperar com limão, orégano e azeite e, neste caso, o limão ainda tem a vantagem de ter ph ácido, que ajuda o organismo a assimilar o ferro presente na soja!.
      Abraços e espero ter ajudado!

      Curtido por 1 pessoa

    • Darlene R. Faria disse:

      Sei como é isso hahaha também fiquei decepcionada 😦 shoyu, missô… Tudo rico em sódio. O glutamato monossódico, usado como realçador de sabor também é um veneno pra saúde. O bom é sempre optar por azeite, salsinha, cebolinha, curry, açafrão, páprica… Quanto mais natural melhor 😉

      Abraços!

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