Leitura de qualidade a um clique de distância

Engana-se quem diz que somente em livros se encontra a literatura. Embora insubstituível, o livro “de papel” tradicional, já não é mais há muito tempo o único reduto da literatura. E com isso não quero dizer que basta “baixar” a versão PDF dos livros consagrados e sim dizer que hoje há vários autores de qualidade que postam seus textos em blogs – de textos poéticos/reflexivos a artigos científicos, passando também por contos, histórias e artigos sobre comportamento, a internet é o lugar perfeito para relaxar lendo textos de qualidade em meio a um dia corrido.

Fiz uma lista dos dez blogs que mais li no ano de 2014 e pretendo continuar  lendo e acompanhando no ano de 2015. Vale a pena clicar e conhecer!

  • O moço e o ócio: Conheci essa página do Tumblr no início do ano de 2014 e foi amor à primeira linha. A autora Natália Brandão tem um jeito suave e único de derramar sobre as palavras todas as emoções confusas que se passam na alma de todos nós. “O moço, o ócio, o café, os livros e a minha vida depois que você se foi”. Ler os textos é sentir essa angústia amorosa. Se você perdeu alguém que ama, vai se identificar com os textos. Se estiver feliz, vai se sensibilizar. É como sentir o cheiro do café, ouvir um vinil velho e se aconchegar no acolchoado num dia frio.
  • Catarina voltou a escrever: Um dos primeiros blogs que comecei a seguir no wordpress. Como não gostar do estilo leve, reflexivo e cativante da autora, Lunna Guedes? Seus textos elaborados são deliciosos. Dá vontade de ler um atrás do outro. Uma verdadeira dose diária de calor para a alma em meio ao dia a dia corrido e humanamente frio das cidades.
  • Palavra Crônica: Textos cativantes. Assim como os outros dois blogs que já citei, os textos do “Palavra Crônica” são reflexivos, sensíveis e cheios de encanto, entretanto, há um algo inexplicável que os diferencia. Uma energia diferente. Uma forma cadenciada de escrever. O autor Diego Engenho Novo narra o cotidiano – não o seu cotidiano, mas o cotidiano, as relações humanas, o sentir, o viver – de forma leve e deliciosa.
  • Rancho das Crônicas: O autor, Ronaldo Sérgio de Faria, é versátil – seu espaço é repleto de contos, crônicas, poesias, pensamentos, reflexões, textos filosóficos. É um espaço para conhecer, ler e voltar a ler várias vezes.
  • Papo de homem: Apesar do nome, o blog não é machista. É um espaço repleto de textos sobre comportamento, moda, sociedade, música, culinária, curiosidade e arte. Seus textos são assinados por vários autores. Vale a pena ler.
  • Bússola de Plasma: Peço licença para incluir aqui um espaço estritamente científico. Informações sobre astronomia, geologia, geofísica, física e química explicadas de forma simples e direta. Gosta destes assuntos? Encontrou o lugar certo! O autor do blog, prof. Cláudio, posta diariamente e responde as dúvidas formuladas pelos internautas.
  • Sentimentos de um garoto: O autor deste blog, Alexandre, tem 17 anos e uma sensibilidade deliciosa de ler. Seus textos giram em torno de sentimentos, músicas e filmes. Vale a pena conhecer.
  • Falando em literatura: Um espaço para os verdadeiros amantes da literatura, repleto de resenhas, dicas, comentários sobre livros e o Clube de Leitura, onde são propostos livros a serem lidos e resenhados não apenas pela autora do blog, mas por quem desejar apresentar sua opinião sobre a obra. Espaço fantástico da blogueira Fernanda Jiménez.
  • Pandora Fairel: Espaço com muitas dicas para novos escritores, além de algumas resenhas. Textos limpos, bem elaborados e interessantes. Merece um clique.
  • Dois pontos, reticências, etc: Espaço colaborativo criado pelo autor Mario Rezende, conta com a colaboração de vários autores – inclusive desta que vos escreve – vale a pena visitar!

Enfim, estes foram os blogs mais clicados por mim em 2014. Não estão em uma ordem de visitas, nem na ordem “o que eu mais gosto”, apenas estão aí, elencados, para que você possa conhecê-los melhor!

Sigo muitos outros blogs além desses e com certeza eles serão citados em outras listas… Se você é autor(a) e já recebeu curtidas ou comentários meus, saiba: eu gostei do seu trabalho e só não incluí aqui porque tive que escolher “apenas” dez entre tantos trabalhos incríveis que estão disponíveis na internet!

Abraços!

Anúncios

2 comentários sobre “Leitura de qualidade a um clique de distância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s