As abóboras nossas de cada dia

A abóbora é fruto da abobreira e acredita-se seja nativa do México e do Sul dos Estados Unidos. Há vários diferentes tipos de abóboras, cujos formatos são diferentes bem como as cores da casca que variam do alaranjado ao verde. Em alguns lugares do Brasil, a abóbora é conhecida como jerimum.  A abobreira espalha-se pelo chão e para os que podem plantá-la é possível aproveitar até mesmo seus brotos – conhecidos como cambuquira – para preparar deliciosos refogados.

Como característica comum aos frutos, tem-se que a casca é em geral dura,  grossa e com algumas nervuras. Sua polpa é saborosa, nutritiva e adequada a preparação de diversos tipos de pratos – saladas, bolos, doces e outros quitutes. Por ser bastante nutritiva é recomendado que faça parte do cardápio cotidiano. É de se notar que o consumo na forma de saladas é mais adequado uma vez que mantêm nutrientes e é relativamente pouco calórico. Por outro lado, é possível preparar quitutes mais elaborados para degustar vez ou outra, sabendo que, mesmo um pouco mais calóricos serão opções saudáveis.  E por falar em nutrientes, isso a abóbora tem de sobra! Como todos os alimentos alaranjados, é rica em vitamina A, pouco calórica, apresenta nutrientes como cálcio, cobre, zinco, manganês e outros, que variam muito de acordo com o tipo ingerido – por isso é importante variar o consumo.

Outra parte aproveitável da abóbora são suas sementes, que podem ser consumidas torradas e salgadas ou como leite vegetal.  São fonte de fibra, proteína e vitamina E.

Tipos mais conhecidos de abóbora:

Abóbora Moranga

2)Abóbora Japonesa ou Cabótia

Abóbora seca

Abóbora japonesa ou cabótia

Há várias receitas saborosas que podem ser preparadas com as abóboras… Em breve postarei algumas por aqui! Enquanto isso, aproveitem para consumi-las em saladas com muito limão! Fica uma delícia!

Anúncios

2 comentários sobre “As abóboras nossas de cada dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s