Dia dos professores

Hoje é o dia do profissional mais importante e infelizmente menos prestigiado. Sem ele não seriamos nada além de seres viventes andando sem rumo por aí. É o dia daquele profissional que nos recebeu ainda pequenos em uma sala cheia de crianças e ensinou a cada um as primeiras letras… Daquele profissional que ensinou as bases da matemática para todos, inclusive para os que se formaram engenheiros e projetaram as casas onde moramos. Já parou para pensar nisso? Você que agora está lendo este texto, conversando com o seu amigo pelo “in box” do facebook, lendo uma notícia? Você que acabou de tomar um banho quente e agora está aquecendo o jantar que estava na geladeira?  Sabe a quem você deve cada uma dessas “maravilhas” modernas? Não? Pois é… É a ele, ao professor que um dia ensinou a uma criança as bases das letras, dos cálculos… Incrível né?

            Hoje é o dia daquele profissional que inspira sonhos, mostra caminhos, incita curiosidades. Nem sempre a relação aluno professor é uma relação de amor, porque nem sempre o que deve ser ensinado reflete o desejo daquele que deve aprender. Como ensinar um pequeno gênio da matemática a amar as letras? Como incentivar um esportista nato a aprender cálculos? Um professor, ainda que não mude as preferências de seus pupilos, conseguirá ensiná-los o que precisam aprender fazendo mais suave os caminhos sem, no entanto, negligenciar o aprendizado. Um verdadeiro professor jamais conseguirá modificar a vocação de seus alunos – e jamais tentará fazê-lo pois tem a consciência de que seu papel é e sempre será mostrar estradas e deixar que cada um escolha aquela que irá traçar. E sentirá orgulho igual ao ver formar-se um músico, um ator, um médico ou um matemático, pois verá refletido no brilho dos olhos orgulhosos de cada conquista um pouquinho do que ensinou a cada um que já passou por suas aulas.

            Gostaria de desejar que cada dia seja o dia do professor. Que esse profissional dedicado possa a cada dia olhar-se no espelho e ver refletido em seus olhos a alegria do progresso de seus alunos. Que os profissionais da educação se dediquem sempre a ser mestres, mais que professores e que os discentes se esforcem para tornarem-se pupilos mais que alunos. A todos os professores do mundo, um enorme abraço e um agradecimento profundo pela dedicação diária que faz a diferença na vida de todos nós!

Anúncios

5 comentários sobre “Dia dos professores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s