O “Dia das Crianças” e os livros.

“Era uma vez…”, quantas vezes essas três palavrinhas pareceram me levar numa viagem incrível, para mundos desconhecidos? Certamente foram estas três palavrinhas que me levaram a aprender a ler, não digo no sentido técnico – ler informações, ler porque nos é imposto no colégio, mas sim aprender a ler por prazer!

A leitura é um hábito que se constrói desde o berço – é importante para as crianças que alguém leia para elas, conte histórias, isso irá deixá-las curiosas e com vontade de ler sozinhas! Diante da importância da leitura, fico um pouco chateada ao perceber que, em datas comerciais como o dia das crianças, quase não vemos propagandas de livrarias! Há tantos livros voltados para o público infanto-juvenil e quase nenhuma divulgação midiática!
Na minha infância, ganhei vários livros de presente. Havia mais divulgação? Não sei, acredito até que dar livros era algo comum na família. Lembro do primeiro livro que li sozinha: Emília no país da Gramática (Monteiro Lobato). Seria mentira dizer que até hoje mantenho o exemplar guardado comigo: Eu cresci, vieram outros livros, outras histórias e, no decorrer de caminhos e mudanças, acabei por doar meu exemplar (espero que tenha sido feito bom uso dele). Hoje, crianças pequenas ganham DVDs, tablets, computadores, celulares e toda uma parafernália tecnológica. Não digo que não se deva dar um presente que a criança pediu, mas, que tal dar também livros? Ou ler para os pequenos que ainda não aprenderam a ler?
Há algumas histórias que eu não esqueço, por terem feito parte da minha infância e adolescência e, até mesmo da minha vida adulta (sim, eu ainda leio livros voltados ao público infanto-juvenil), vou listá-las aqui como sugestões de presentes bem interessantes para o próximo dia 12 de outubro ou para qualquer outra data em que vá se presentear uma criança ou adolescente:

  • Coleção “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” (Monteiro Lobato): Eu gostava mesmo daqueles livros grandes, de capa dura. Hoje não se encontram mais livros infantis neste formato. Uma pena, já que eles me passavam a impressão de conter o mundo lá dentro. Por outro lado, buscando na internet descobri que a Editora Globo relançou toda a obra! E há também uma coleção especial do sítio para crianças à partir de 5 anos (editora Globinho). Vale a pena ler!
  • Série Vaga-Lume (Vários autores): Muito popular, a série é composta por livros escritos por diversos autores e destina-se ao público Juvenil e Infanto Juvenil. Publicada pela Editora Ática, é uma ótima pedida para presentear e incentivar a leitura entre os menores. Alguns títulos desta série que não esqueço: A Ilha Perdida; O caso da borboleta Atíria; A magia da Árvore Luminosa; O escaravelho do Diabo; Açúcar Amargo; Missão no Oriente e Tráfico de Anjos.
    O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint- Exupéry): Dispensa comentários! Um livro interessante, simples e bonito do qual tira-se lições em todas as idades.
  • Coleção Harry Potter (J.K Rowling) : É relativamente recente e bastante conhecido pelos adolescentes mais velhos e jovens adultos. São livro grandes e prendem o leitor do início ao fim.

  • Coleção House of Night (P.C Cast e Kristin Cast): Vampiros estão na moda. E esta coleção é incrível! Não falta ação, romance, aventura e lições de que tudo na vida tem conseqüências. Não é muito adequada para crianças, porém adolescentes certamente curtem bastante. A desvantagem é que a saga é longa e ainda não terminou!
  • Coleção Academia de Vampiros (Richelle Mead): Vampiros, colégio, romance, ação, intrigas imperiais. Impossível parar de ler antes de terminar.

  • O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder): Narrado por uma adolescente, conta a história da filosofia e um pouco do pensamento filosófico de várias épocas de forma instigante.

Certamente há muitos outros títulos interessantes, tudo depende muito da idade e dos interesses do leitor e estas foram apenas algumas dicas! E você? Qual livro leu na infância/adolescência e te marcou até hoje?

Anúncios

2 comentários sobre “O “Dia das Crianças” e os livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s