A versátil PVT e seus usos.

A PVT (Proteína Vegetal Texturizada) é um ingrediente versátil e muito utilizado para substituir a carne no dia a dia.  Sua utilização tem muitas vantagens: É fácil de guardar (enquanto desidratada, não precisa ficar na geladeira, basta guardá-la em um vidro fechado), fácil de preparar, nutritiva e livre de crueldade!

É comum encontrar PVT miúda, média e grande, além do formato “bife”. Cada uma delas favorece um tipo de preparação. A foto abaixo mostra a PVT grande preparada como se fosse um picadinho tradicional: com cebola e batatas.

CAM00953

Algumas dicas para o preparo de pratos à base de PVT:

  • Cuidado com a quantidade: Meia xícara de proteína seca resulta em quase 1 xícara depois de hidratada.
  • Hidratação: A PVT é vendida seca e, antes de ser utilizada, precisa ser hidratada. Muitas pessoas orientam a hidratar com água quente. Não é necessário. Basta cobrir com água e deixar de molho por uns 20min. Após este tempo, ela deve ter dobrado de volume. Escorra muito bem.
  • Tempero: A PVT deve ser bem temperada. Você pode utilizar curry, shoyu, molho de tomate, molho inglês. Tudo vai depender do que irá ser preparado. Na foto que ilustra este post, utilizei cebola, shoyu e pimentão.
  • Nunca consuma a PVT sem cozinhar! Hidrate, tempere, refogue ou asse (sim, existe churrasco de PVT e em breve eu postarei receitas aqui!).
  • Não se esqueça que a PVT não é um alimento cru! Se estiver preparando um picadinho por exemplo, basta refogá-la e depois deixar cozinhar num caldo bem temperado até secar (ou até os legumes que estiverem na panela ficarem bem cozidos)
  • A PVT está hidratada. O que eu posso preparar?
  • Se for PVT miúda, pode-se substituir a carne moída na preparação de charuto, pimentão cheio, molho de macarronada etc. A maior pode ser utilizada para fazer picadinho, estrogonofe, “carne” na moranga, sojasco.
  • Nutricionalmente, quais as propriedades da PVT? Não sou nutricionista, mas pesquisando na internet descobri alguns valores interessantes: 100g. de PVT contém 53g de proteína, contra pouco mais de 26g na mesma quantidade de acém moído. Também possui Vitaminas B1, B2 e B6, ácido fólico (este ausente na carne bovina), 700 mg de Fósforo, e 8,00 mg de Ferro.

E então? Que tal soltar a imaginação e experimentar as mil delícias possíveis de se preparar com esse ingrediente barato, prático e nutritivo?

Fontes das informações nutricionais:

PVT

Carne Moída

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s